Extensão

Lançada a segunda temporada do podcast sobre sustentabilidade elaborado por alunos da UFU

Episódio de estreia trata sobre o 'Tráfico de animais silvestres no Brasil'; assuntos do 'AMBCast: o ambiente em nosso meio' estão relacionados a meio ambiente, economia e sociedade

Publicado em 27/04/2021 às 12:02 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

'AMBCast: o ambiente em nosso meio' surgiu em julho de 2020. (Arte: Divulgação)

O projeto “AMBCast: o meio ambiente em nosso meio” é realizado por estudantes do curso de Graduação Engenharia Ambiental e Sanitária (EAS), Jornalismo e Pós-Graduação em Qualidade Ambiental (PPGMQ) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), além de participantes do projeto Sala Verde Sustentável, e acontece com apoio da Diretoria de Sustentabilidade (Dirsu). Com objetivo de promover a divulgação de conteúdos de temáticas ambientais que instiguem a reflexão e formação de boas práticas de responsabilidade socioambiental, o podcast chega à sua segunda temporada em virtude da aceitação da primeira temporada pelo público.

Serão lançados seis episódios ao todo, de maneira quinzenal, com duração de aproximadamente 45 minutos cada. As principais mudanças, em relação à primeira temporada, foram a duração dos episódios e a dinâmica das perguntas. “Percebemos que a maioria dos ouvintes prefere episódios curtos. No entanto, acreditamos também que episódios curtos acabam ficando na superficialidade do tema; por isto, pensando que nosso público-alvo é formado, em sua maioria, por pessoas que já têm interesse pelo tema, optamos em diminuir a quantidade de perguntas mantendo a profundidade na temática”, comenta Samara Carbone, docente na UFU e coordenadora do projeto.

A sequência dos episódios se dá com o feedback dos ouvintes, que interagem a partir de enquetes no Instagram, sendo que a ordem é determinada pelos próprios integrantes do AMBCast. O episódio de estreia da segunda temporada, que foi ao ar no último dia 09/04, trata sobre o “Tráfico de animais silvestres no Brasil” e conta com a participação da diretora-geral da Freeland Brasil. A escolha pelo tema, conforme Carbone, acontece por causa dos elevados lucros deste mercado criminoso, que movimenta aproximadamente US$10 bilhões por ano, com o Brasil representando cerca de 10 a 15% do comércio mundial da retirada de animais do seu habitat natural.

'AMBCast: o ambiente em nosso meio' está disponível apenas na plataforma Spotify, que abriga 10 episódios da primeira temporada e abrigará mais seis da segunda temporada. (Arte: Divulgação)

O AMBCast tem como diferencial, em relação a outros podcasts que abordam a mesma temática, a abordagem não só da sustentabilidade, mas de todas as áreas correlatas. “Outro diferencial é a diversidade de temáticas, abrangendo várias áreas que se relacionam com a sustentabilidade, desde como a moda ou os cosméticos podem afetar os ecossistemas até cidades inteligentes ou racismo ambiental, de maneira a atrair diferentes públicos. Além disso, colocamos como propósito desvendar mitos sobre cada temática, o que deu origem ao quadro ‘Desvendando mitos em 1 minuto’”, ressalta a coordenadora do projeto.

Segundo Carbone, o futuro do podcast depende muito da disponibilidade e interesse dos envolvidos. Na primeira temporada eram 16 pessoas trabalhando no podcast, sendo seis do Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária (PET/EAS). Houve algumas modificações e, agora, o AMBCast possui uma equipe mais "enxuta", composta por: uma estudante do curso de Jornalismo, uma estudante da PPGMQ, seis estudantes e uma docente da EAS, três estudantes do PET/EAS, além dos participantes do projeto Sala Verde Sustentável.

Na última sexta-feira, dia 23, foi lançado o episódio “Produção de Carne carbono neutro, é realmente possível?”, que dá continuidade à segunda temporada, abordando o bem-estar animal, a conservação do solo e da água e o sequestro de carbono, com a participação de Roberto Giolo, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Totalmente gratuito, o podcast tem lançamento quinzenal no Spotify, sempre às sextas-feiras. É possível, também, entrar em contato e acompanhar as novidades do projeto via Instagram.

Palavras-chave: AMBCast Podcast Sustentabilidade Sustentabilidade UFU EAS UFU Dirsu UFU