Seleção

Laboratório de Mobilidade Automobilística e Urbana da UFU abre inscrições para seu novo processo seletivo

Estudantes de todos os cursos de graduação da Universidade Federal de Uberlândia podem ingressar na equipe, devendo se candidatar até o próximo dia 10 de setembro

Publicado em 14/08/2024 às 14:38 - Atualizado em 27/08/2024 às 08:27

Registro da participação da equipe do Lamau na última edição da Fórmula SAE Brasil. (Foto: divulgação)

O Laboratório de Mobilidade Automobilística e Urbana da Universidade Federal de Uberlândia (Lamau/UFU) anunciou a abertura de vagas para novos membros em seu processo seletivo. Trata-se de um projeto de extensão que reúne quase 50 estudantes de diversos cursos da instituição e que tem como principal foco de pesquisa, desde sua fundação, o desenvolvimento de veículos elétricos.

Conheça o Lamau

Conhecida por suas realizações na construção de motos elétricas, a equipe tem se destacado em competições nacionais e internacionais. Na 6ª edição da MotoStudent, por exemplo, ela alcançou o 2º lugar na categoria "Iniciante", levando a bandeira brasileira ao pódio. Já no ano seguinte a participação na mesma competição - cujo nível é internacional - resultou no 13º lugar geral e no 2º lugar em "Inovação". Ademais, na primeira participação na Fórmula SAE Brasil, mesmo sem um veículo físico, o grupo representante da UFU conseguiu uma colocação expressiva, conquistando a 13ª posição dentre as 24 equipes inscritas.

Equipe em conjunto com outras equipes internacionais
Foto: divulgação

Além das competições, o Lamau também possui um forte compromisso com a comunidade, conforme explica a estudante Sarah Cristine: “Desde a fundação, nosso professor orientador nos incentivou a trabalhar também em projetos voltados para a comunidade, o que expandiu nossos horizontes e nos diferenciou de muitos outros projetos de extensão.”

A sustentabilidade também é uma parte integrante das pesquisas da equipe, que incluem desde a escolha dos melhores materiais para a fabricação, com o objetivo de evitar desperdícios, até a análise da viabilidade dos veículos elétricos no contexto atual, contemplando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de números 11 - relacionado a cidades e comunidades sustentáveis - e 13 - relacionado à ação conta a mudança climática. “Investigamos brevemente, por exemplo, se eles são realmente mais eficazes na redução da poluição por CO2, o ciclo de vida das baterias e o destino final desses componentes após sua utilização. Embora nossas pesquisas sobre esse tema sejam ainda incipientes, acreditamos que, no Brasil, com sua matriz energética, o uso de veículos elétricos é uma solução viável e ecológica”, aponta Sarah.

Novas vagas

O laboratório está com inscrições abertas, até o dia 10 de setembro, para seu novo processo seletivo. Podem se inscrever alunos de quaisquer cursos da graduação da UFU.

Além das vagas para novos membros, o Lamau está recebendo doações de brinquedos eletrônicos interativos, com o objetivo de fazer adaptações para torná-los mais acessíveis às crianças com dificuldade motora assistidas pela unidade uberlandense da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD - Uberlândia).

Os dados sobre o processo seletivo e as doações podem ser encontrados nos cartazes de divulgação abaixo. Para mais informações, é possível entrar em contato via e-mail: feelt@ufu.br ou lamau@feelt.ufu.br.

Palavras-chave: Lamau Sustentabilidade UFU ODS