Pular para o conteúdo principal
Ciência

Alunos da UFU desenvolvem projeto de veículo elétrico para cadeirantes

Pesquisadores são os mesmos que criaram primeira motocicleta elétrica de alta performance da América Latina

Publicado em 26/10/2021 às 09:39 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

O Laboratório de Mobilidade Automobilística e Urbana (Lamau), da Faculdade de Engenharia Elétrica (Feelt) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), está desenvolvendo um projeto de veículo elétrico destinado a cadeirantes. O trabalho teve início em julho deste ano e está em estágiol de pré-desenvolvimento.

O grupo é conhecido por criar a primeira motocicleta elétrica de alta performance da América Latina e ficou em segundo lugar da VI edição do MotoStudent, o maior evento de motovelocidade do mundo. Agora, o laboratório pretende também atuar em outras áreas.

“A intenção nunca foi só a de criar uma moto, sempre pensamos em expandir e desenvolver a tecnologia em veículos elétricos. Desde o início, sempre tivemos a ideia de fazer algo voltado para a população cadeirante, como uma forma de retornar para a sociedade aquilo que ela investe para nós na universidade”, explica Gabriel Martins Gomes dos Santos, estudante de Engenharia Biomédica e atual diretor administrativo do Lamau.

Veículo desenvolvido para a competição MotoStudent, na Espanha (Foto: Arquivo Lamau)

O primeiro projeto trouxe visibilidade para a equipe, que pretende mostrar outros tipos de trabalho. Como a nova ideia ainda está em etapa de desenvolvimento, uma pesquisa para cadeirantes foi desenvolvida, buscando sanar algumas dúvidas e detalhes para que o projeto seja capaz de atender, de maneira mais eficiente, as pessoas com problemas locomotores em Uberlândia.

“Nós procuramos referências de veículos e pensamos numa ideia inicial que achamos interessante desenvolver para a população cadeirante, buscando trazer uma solução de inclusão relacionada a mobilidade urbana. Um veículo acessível e inclusivo que possa ser utilizado nas ruas”, conta Santos. A pesquisa pode ser acessada pelo link.

Esboço inicial do projeto de veículo elétrico para cadeirantes (Imagem: Arquivo Lamau)

Você pode acompanhar o trabalho da equipe pelas redes sociais Instagram e LinkedIn.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: UFU Lamau Engenharia Elétrica Cadeirante Veículo Elétrico

A11y