Motocicleta elétrica da UFU conquista 2º lugar em competição espanhola

Devido à pandemia, a equipe não viajou para a Europa, mas teve o desempenho reconhecido

Publicado em 29/09/2021 às 13:53 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

A Tadarida, equipe de competição do Laboratório de Mobilidade Automobilística e Urbana (Lamau), da Faculdade de Engenharia Elétrica (Feelt) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), criou a primeira motocicleta elétrica de alta performance da América Latina para participar da VI edição do MotoStudent, o maior evento de motovelocidade do mundo. Nós contamos essa história aqui, no Comunica UFU, em abril.

O evento aconteceu entre os dias 15 e 18 de julho, em Aragón, na Espanha. A competição conta com duas etapas avaliativas: a de projeto, na qual são feitos testes e descrição do produto; e a prática, em que os participantes devem comparecer a Aragón para apresentar a sua criação.

O problema é que a fronteira espanhola estava fechada para os brasileiros e a entrada da Tadarida na Espanha foi negada, por conta das restrições do país para combater o coronavírus. “Não poderíamos arriscar o envio do nosso protótipo desenvolvido ao longo de três anos e com mais de 120 mil reais de investimento a uma possível extradição”, explica Marcus Henrique de Almeida, estudante do curso de Engenharia Mecânica e diretor geral da equipe.

Mesmo assim, a Tadarida somou pontos suficientes na fase de projeto para conquistar o segundo lugar na categoria iniciante, além de ficar em 8º no desafio Redbull e em 11º em melhor projeto de inovação, dentre 46 equipes de 20 países. “Somos gratos pelo suporte e apoio que nós recebemos. Nós fizemos história”, afirma Almeida.

A equipe registrou 37 cavalos de roda de potência. (Foto: arquivo do Lamau/UFU)

O protótipo da motocicleta, que atingiu a velocidade de 130 km por hora e 220 km por hora em roda suspensa, foi testado por Niko Ramos, piloto que participou da Superbike Brasil, o maior campeonato de motovelocidade do continente americano, em uma visita ao Campus Santa Mônica.

Niko Ramos visitou o Lamau, no Campus Santa Mônica, nos dias 3 e 4 de julho de 2021. (Foto: Arquivo do Lamau)

A população pode acompanhar o trabalho da equipe nas redes sociais Instagram Linkedin.

“Esse trabalho foi realizado durante o período de pandemia, em que todos os outros laboratórios com atividades similares estão parados”, ressalta Almeida. De acordo com a equipe, o Lamau vai continuar com a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias em veículos elétricos e investir nas competições para representar a UFU. “Tadarida virá mais forte do que nunca para a próxima edição do MotoStudent”, conclui.

Palavras-chave: UFU Lamau Engenharia Elétrica Laboratório de Mobilidade Automobilística e Urbana Motocicleta motocicleta elétrica campeonato MotoStudant Niko Ramos