Tecnologia Assistiva

Cintesp.Br/UFU recebe visita técnica de representantes do Ministério da Saúde

Objetivo das representantes do MEC é conhecer as instalações do centro e utilizál-lo como subsídio para novos itens de Órteses, Próteses e Materiais para Locomoção e tecnologia assistida na Tabela SUS

Publicado em 05/07/2022 às 16:50 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:21

O Centro Brasileiro de Referência em Inovações Tecnológicas para Esportes Paralímpicos da Universidade Federal de Uberlândia (Cintesp.Br/UFU) recebe nesta quarta-feira, 6 de julho, a visita técnica de representantes do Ministério da Saúde (MS). A agenda do encontro conta com visitas às instalações do Cintesp.Br na UFU, na Arena Sabiazinho e também um momento de reunião com o reitor da UFU, Valder Steffen Júnior, com pesquisadores da universidade e membros do conselho do Centro.

Instalação do Cintesp.Br/UFU na Arena Sabiazinho. Foto: Milton Santos

Com  a visita, as técnicas da Coordenação Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência (CGSPD) do MS, Paula Mendes Marcolino e Tayse Garcia da Silva, têm como objetivo conhecer as instalações do Cintesp.Br/UFU e adotá-las como subsídio de análise para o MS conceder novos itens de Órteses, Próteses e Materiais para Locomoção (OPM) e tecnologia assistiva na Tabela SUS. Elas também vão receber informações específicas a respeito do funcionamento, das atividades realizadas, dos materiais que estão disponíveis aos usuários para a dispensação de OPM não cirúrgicas e recursos de tecnologias assistivas utilizados.

Também serão apresentados alguns projetos na área da Saúde para PcD, desenvolvidos no Cintesp.Br, o futuro Centro Nacional de Tecnologias para Pessoas com Deficiência e Doenças Raras (CNT) e outros projetos na área do esporte, vida diária, saúde, educação inclusiva e a infraestrutura do Cintesp.Br para validação de protótipos realizadas no SESI/Gravatás, em parceria com o Sesi, Praia Clube, Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer (Futel) e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).

Em maio último, o Centro também recebeu outra visita de representantes governamentais. Coordenadores da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência estiveram nas instalações do Cintesp.Br na UFU, Arena Sabiazinho e SESI/Gravatás. Veja no UFU em Imagens.

Palavras-chave: Cintesp.Br Ministério da Saúde PcD