Divulgação Científica

Em podcast, pesquisadores falam sobre a mentira

'Ciência ao Pé do Ouvido' entrevistou docentes das áreas de História, Psicologia, Filosofia e Comunicação Social

Publicado em 28/03/2023 às 08:26 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

O podcast 'Ciência ao Pé do Ouvido' é divulgado às terças-feiras. (Arte: Mateus Freitas)

Por que mentimos? No episódio desta semana, o "Ciência ao Pé do Ouvido" — podcast de divulgação científica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) — traz um pouco da história, do aspecto psicológico, ético, religioso e comunicacional da mentira.

A Psicologia Evolucionista, conta Leonardo Bernardino, docente do Instituto de Psicologia da UFU, evidencia que o comportamento de enganar os outros, incluindo a mentira, é uma estratégia utilizada entre os animais.

“Mas isso não serve de justificativa nem de isenção de responsabilidade. Não dá para a gente se desculpar com alguém dizendo que esse comportamento faz parte da nossa espécie e que não é possível evitá-lo”, adverte Bernardino, no episódio.

“A prática de trazer para a informação algo que não seja necessariamente verdade, verídico, não é recente. É uma prática antiga”, afirma Adriana Omena, docente da Faculdade de Educação da UFU e uma das participantes do podcast.

Segundo a pesquisadora, a desinformação, no entanto, tomou corpo por causa da “midiatização forte”, se referindo a aplicativos como o Telegram, o WhatsApp e as redes sociais. “Quando ela cai nesse ambiente, ela capilariza mais fácil”, observa Omena.

O episódio #74 também teve a contribuição de André Fabiano Voigt, docente do Instituto de História e do teólogo e filósofo Mário Alves, professor aposentado da UFU. O episódio “É mentira!” está disponível no Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, Deezer, Radio Public e Anchor.

O "Ciência ao Pé do Ouvido" é produzido pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU) e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Palavras-chave: podcast Ciência ao Pé do Ouvido Divulgação Científica mentira