Museu do Índio recebe inscrições para seleção de três bolsistas de extensão

São disponibilizadas vagas para o Programa de Ação Educativa e Difusão Cultural, Programa de Pesquisa e Preservação do Acervo Etnográfico e Setor de Comunicação; prazo para registro de candidaturas termina em 7 de maio

Publicado em 26/04/2023 às 12:51 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Foto: Alexandre Costa

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia (Proexc/UFU) está com edital aberto para seleção de bolsistas de extensão que atuarão junto ao Setor Educativo e Setor de Comunicação do Museu do Índio (Musíndio/UFU).

Está sendo disponibilizada uma vaga para estudantes dos cursos de Ciências Sociais ou História. Além disso, uma vaga está aberta a graduandos de todos os cursos de licenciatura para o Setor Educativo e há uma vaga no Setor de Comunicação que pode ser ocupada por estudantes de quaisquer cursos de graduação. O edital também prevê a formação de cadastro reserva.

Requisitos

Para serem selecionados, os candidatos deverão cumprir uma série de pré-requisitos, como: estar regularmente matriculado em curso na UFU; ter disponibilidade horária de 20 horas semanais; compatibilidade horária com a demanda do setor/projeto; ser comunicativo e não ser beneficiário de bolsas remuneradas no âmbito da UFU ou de qualquer outra entidade pública ou privada, exceto os auxílios moradia e/ou alimentação. Outra exigência é a apresentação do Certificado Nacional de Vacinação que ateste vacinação completa para covid-19 - em respeito à Resolução do Consun nº 17/2021, que torna o procedimento obrigatório para a realização das atividades dentro de todos os campi da UFU.

O documento ainda estipula ser necessário possuir disponibilidade para o cumprimento da carga horária em modo presencial e para trabalhar no período noturno, das 19h às 21h, e também aos sábados, eventualmente. Além disso, o candidato deve estar cursando entre o 3º e o 6º períodos e ter acesso fácil à internet e equipamentos próprios para a gestão e organização do projeto e participação em atividades on-line, caso necessário.

Inscrições, seleção e bolsas

As inscrições devem ser feitas a partir do envio de e-mail para o endereço: musindio@ufu.br. A mensagem eletrônica precisa conter os seguintes arquivos, anexados em formato PDF: comprovante de matrícula; histórico escolar atualizado; quadro de compatibilidade horária preenchido (disponível no Anexo II do edital); Certificado Nacional de Vacinação com vacinação completa para covid-19; cópia legível da Cédula de Identidade e do CPF; Curriculum Vitae com documentos comprobatórios; cadastro do bolsista preenchido (disponível no Anexo III do edital); e carta de motivação. Os candidatos à vaga do Setor de Comunicação devem enviar, também, portifólio com trabalhos realizados na área.

A seleção ocorrerá em duas fases. A primeira será eliminatória e consistirá na análise da documentação exigida. A segunda fase será uma avaliação presencial dos candidatos classificados na primeira fase.

O processo de avaliação inclui a análise do histórico escolar e currículo dos candidatos, além da verificação do grau de compatibilidade entre o perfil do candidato e as necessidades do setor e do projeto. A seleção também levará em consideração a carta de motivação, na qual o candidato deve indicar a vaga de interesse e justificar suas habilidades e experiências na área. Para a vaga em comunicação, será feita também a avaliação do portfólio.

O resultado parcial da seleção será divulgado no site da Proexc, sendo permitido recurso no prazo de um dia útil após a divulgação. Já o resultado final será disponibilizado em 16 de maio, no mesmo endereço eletrônico.

A duração da bolsa de extensão é de seis meses, com a possibilidade de renovação, de acordo com a avaliação de desempenho do bolsista, por mais seis meses, até o período máximo de 24 meses. Além disso, o acadêmico receberá, mensalmente, bolsa de extensão no valor de R$ 400,00 pelas 20 horas semanais trabalhadas.

• Inscrições: 18 de abril a 7 de maio;
  • Análise documental: 8 de maio;
  • Avaliação: 10 de maio;
  • Resultado Parcial: 12 de maio;
  • Recebimento dos Recursos: 15 de maio;
  • Resultado Final: 16 de maio.

Mais informações podem ser obtidas no Edital Proexc nº 74/2023.

Palavras-chave: UFU Museu do Índio PROEXC bolsa de extensão processo seletivo