Semana de Acolhimento

Tô na UFU… E agora?: episódio ‘Auxílios’

Conheça o Guia do Calouro 2023/1 da UFU e fique por dentro dos auxílios que deixam a trajetória acadêmica mais acessível

Publicado em 04/08/2023 às 17:31 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Moradia Estudantil da UFU. (Foto: Milton Santos)

Aos ingressantes na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), é essencial conhecer os diversos auxílios disponibilizados para tornar a vivência acadêmica mais acessível. A instituição, por meio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), oferece uma ampla variedade de auxílios, por meio de editais, que ocorrem ao longo do ano. Na nossa WebSérie “Tô na UFU… E agora?, que está sendo publicada no perfil da UFU no Instagram, apresentamos algumas formas de auxílio ofertadas pela universidade.

Conheça os auxílios

Na área de moradia, a UFU oferece auxílio em pecúnia (dinheiro) para ajudar no pagamento de aluguéis, pensionatos e outras formas de estadia nas cidades dos campi. Além disso, em Uberlândia, a UFU disponibiliza a moradia estudantil, que também inclui os auxílios alimentação e transporte.

Em relação à alimentação, são concedidos benefícios diretos em pecúnia para estudantes em vulnerabilidade socioeconômica e também para os que estudam em campi sem infraestrutura do Restaurante Universitário (RU). Nos campi de Uberlândia, Ituiutaba e Monte Carmelo, é fornecido acesso às refeições no RU, incluindo café da manhã, almoço e janta.

O auxílio-transporte é amplo, abrangendo tanto a locomoção dentro dos municípios quanto entre eles. Também é disponibilizado apoio para a participação em eventos acadêmicos, culturais, científicos e esportivos, além do Intercampi, em Monte Carmelo e Uberlândia, que é gratuito para todos.

No contexto da inclusão digital, a UFU oferece ajuda financeira para acesso à internet e auxílio na aquisição de equipamentos. Vale a pena estar atento(a) a esse auxílio, pois ele pode contribuir significativamente para a trajetória acadêmica.

Para estudantes com filhos(as) com menos de seis anos de idade e comprovação da guarda da criança, a UFU oferece auxílio em pecúnia. Além disso, também são disponibilizados auxílios em pecúnia para estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades e superdotação.

Por fim, a universidade oferece ações específicas para estudantes estrangeiros, como o Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes), e para indígenas e quilombolas, por meio da Bolsa Permanência (PBP).

Estes são apenas alguns dos auxílios disponíveis na UFU. O leque de oportunidades é muito mais abrangente do que se pode imaginar. A universidade está empenhada em oferecer suporte e condições ideais para que os estudantes possam se dedicar plenamente aos estudos e alcançar o sucesso acadêmico.

Para não perder nenhuma oportunidade, é importante ficar atento ao site da Proae.

Palavras-chave: Websérie #TônaUFU; #TônaUFUeAgora; Semana de Acolhimento; Auxílios; Proae