Semana de Acolhimento

Tô na UFU… E agora?: episódio ‘Esporte e Lazer’

Conheça o Guia do Calouro 2023/1 da UFU e fique por dentro das opções de esporte e lazer da universidade

Publicado em 03/08/2023 às 09:25 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

As atividades de esporte e lazer são aliadas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para contribuir com a saúde mental dos estudantes e garantir a integração da comunidade. É por isso que a instituição oferece alguns espaços e organiza eventos para a prática esportiva e de atividades de lazer. O setor responsável por essas ações é a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), que tem sede no Bloco 3P do Campus Santa Mônica (Reitoria), mas que também atende nos demais campi.

Na nossa WebSérie “Tô na UFU… E agora?”, que está sendo publicada no perfil da UFU no Instagram, apresentamos algumas opções de esporte e lazer que a universidade oferece. Abaixo, seguem as informações dadas no episódio e separadas de acordo com as cidades.

Confronto final do futebol masculino da Olimpíada Universitária da UFU, de 2022, entre as atléticas da Engenharia Uberlândia (de amarelo) e a Educação Física (de azul). (Foto: Ítana Santos)

Uberlândia

Dos quatro campi da cidade – Educação Física, Glória, Santa Mônica e Umuarama –, apenas o mais novo deles, o Glória, não conta com espaço para prática de atividades esportivas. Em todos os outros, as instalações do Centro Esportivo Universitário (CEU) podem ser reservadas pelos estudantes e servidores para a prática de alguma atividade.

O agendamento é realizado pela Divisão de Esporte e Lazer Universitário (Diesu), via telefone: (34) 3218-2959. Os horários já agendados podem ser acessados por meio do site da divisão. O setor atende o público, para esta finalidade, de segunda a sexta-feira, no período da manhã, das 7h30 às 11h30. O uso dos centros esportivos é liberado durante todo o semestre.

Esses campi também contam com a presença da estrutura da academia universitária – assim como o Campus Pontal. Porém, as atividades no espaço estão suspensas, pois a universidade aguarda o resultado do processo licitatório para a contratação de instrutores de musculação e dos serviços de manutenção dos aparelhos.

No Campus Educação Física também acontecem as atividades do Programa Segundo Tempo, do Governo Federal, que oferece treinamento de judô, atletismo e natação para estudantes de escolas públicas e universitários da UFU. São 300 vagas distribuídas nas três modalidades e as inscrições continuam abertas. Os interessados em participar do programa podem se inscrever de modo on-line.

Patos de Minas

No Campus Patos de Minas, o único local que contém estrutura para atender as atividades esportivas e de lazer dos estudantes é a Unidade Pavonianos. O espaço de lazer é de livre acesso aos estudantes e servidores; já o uso da quadra também requer a realização de reserva de horário, que, neste caso, é feita com a Prefeitura Universitária do campus. O telefone é (34) 3823-1917.

Monte Carmelo

Nesta cidade, a UFU não tem nenhum espaço para a prática esportiva dos seus estudantes. Adilson Souza, coordenador da Diesu, afirma que a universidade está buscando criar parcerias com clubes tanto para Monte Carmelo, quanto para Patos de Minas e Ituiutaba. “O processo para a contratação de clube esportivo está em andamento, o que possibilitará novos espaços para treinamento das atléticas e para a prática de atividades físicas, em geral”, explica.

Por enquanto, os estudantes e os atletas universitários do Campus Araras contam com uma parceria feita pela Associação Atlética Acadêmica (A.A.A.) Moca com a Prefeitura Municipal para uso de espaços esportivos. Neste caso, quem desejar realizar alguma atividade física precisa entrar em contato com a atlética.

Ituiutaba

O Campus Pontal não tem CEU para uso da comunidade acadêmica e, assim como falado anteriormente, possui uma unidade da academia universitária que está com atividades suspensas, por conta da espera pelo resultado do processo licitatório para a contratação dos profissionais responsáveis pelo uso e manutenção do local.

Uma novidade para os estudantes do campus, de acordo com o Adilson Souza, é a chegada de um técnico desportivo para compor a equipe da Diesu/Proae na cidade neste próximo semestre.

Próximos eventos esportivos

Nos inícios de semestres, a Proae organiza em todos os campi o "Agita UFU", evento que para finaliza o cronograma da Semana de Acolhimento dos novos estudantes da UFU. Cada município conta com uma programação própria, em datas diferentes. Confira, abaixo:

• Ituiutaba e Uberlândia: sábado, 19 de agosto, a partir das 8h;
  • Patos de Minas: sexta-feira, 25 de agosto, a partir das 11h15;
  • Monte Carmelo: terça e quinta-feiras, 29 e 31 de agosto, a partir das 18h.

Outro evento esportivo, e o maior da universidade, é a Olimpíada Universitária UFU, que acontece todos os anos em Uberlândia. A competição reúne as A.A.A.s de todos os campi, disputando 14 modalidades esportivas em quatro finais de semana consecutivos. Por isso, seja para jogar ou torcer, este é o momento de procurar a atlética do seu curso. Se ainda não sabe qual é a sua, veja a lista que postamos no final da matéria “O esporte na UFU: um aliado à integração e a chance de descobrir o atleta interior”. Neste texto da série #especialUFU45, além de elencar todas as atléticas de acordo com seus cursos, também informamos os horários das equipes de treinamento da universidade.

Palavras-chave: Websérie #TônaUFU; #TônaUFUeAgora; Semana de Acolhimento; Esporte e Lazer; Diesu; Proae; Atléticas