Semana de Acolhimento

Tô na UFU… E agora?: episódio ‘'UFU Mobile e Portal Comunica'

Aplicativo oferece recursos primordiais para estudantes e portal informa sobre diversos temas dentro da universidade

Publicado em 31/07/2023 às 11:29 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Aplicativo UFU Mobile em uso. (Foto: Flávio Lombardi)

O aplicativo “UFU Mobile” possui uma série de funcionalidades para auxiliar estudantes e servidores dentro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). As aplicações do programa variam desde compra de tickets para o Restaurante Universitário (RU) à visualização de horários e rotas dos ônibus intercampi. O aplicativo está disponível para download nas plataformas IOS e Android.

Confira, abaixo, as principais funções do aplicativo oficial da UFU:

>>> Restaurante Universitário (RU)

O "UFU Mobile" é uma ferramenta essencial para que o estudante ou servidor tenha acesso ao Restaurante Universitário. Por meio dele, é possível visualizar o cardápio do dia e da semana nos campi que possuem o restaurante. Para isso, basta utilizar a aba “Restaurantes”.

A compra de bilhetes para as refeições no restaurante pode ser efetuada na seção “Tíquetes RU”. Nela, o usuário também pode ver quantos tíquetes possui (na aba “saldo”). Para a entrada no restaurante, é necessário apresentar o QR Code que se encontra na parte inferior direita do menu “Id Digital”.

>>> Id Digital

E por falar nele, a Identidade Digital é o documento que prova o vínculo com a universidade. Aqui, o estudante pode observar seus dados pessoais, como RG e CPF, e também seu número de matrícula. Além, claro, de permitir o acesso ao restaurante -– conforme citado acima.

>>> Transporte Intercampi

Para transitar entre campi da UFU, estudantes e servidores podem ter acesso aos ônibus intercampi, de forma gratuita. Os horários e rotas do transporte estão disponíveis na aba “Intercampi” no aplicativo.

>>> Notas e Faltas, Grade Horária e Calendário Acadêmico

O aplicativo também possui funções importantes na área acadêmica. Acessando “Notas e Faltas”, ao fim de cada semestre acadêmico, o estudante pode verificar seu desempenho nas disciplinas, assim como a quantidade de vezes em que não compareceu às aulas. Aqui, ele também checa seu Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA), uma taxa de aproveitamento nas disciplinas do período.

Em “Grade Horária”, o discente fica ligado nos dias, horários e salas de suas disciplinas. Todas as datas importantes do semestre estão disponíveis nos calendários da UFU, que podem ser encontrados dentro do aplicativo em “Calendário Acadêmico" – onde estão disponíveis os calendários tanto da graduação quanto da pós-graduação.

>>> Mapas

Para não se perder dentro dos campi, os estudantes podem conferir a seção “mapas”.

>>> Portais Comunica e Eventos

Além das funcionalidades já citadas, o aplicativo também busca informar o que acontece de melhor dentro da UFU. Dentro de “Comunica”, é possível encontrar notícias e comunicados sobre a universidade. Em “Eventos”, encontram-se os eventos em andamento, com inscrições abertas e os que virão futuramente.

Portal Comunica UFU. (Imagem: Reprodução)

Ao clicar em qualquer uma das notícias, comunicados ou eventos disponíveis no aplicativo, o usuário é redirecionado ao Comunica UFU, o portal de notícias da instituição. Além do que se encontra no aplicativo, o site também conta com a divulgação de editais, em que é possível checar os que estão em andamento. Para os amantes de podcast, o portal também possui o “Ciência ao Pé do Ouvido”, programa que aborda temáticas científicas e do cotidiano, produzido pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia.

Para divulgar alguma notícia ou evento, o responsável precisa preencher um formulário presente em “solicitar divulgação”. Lembrando que o tema da solicitação deve ser relacionado à universidade.

Para mais informações, fique ligado na nova edição do Guia do Calouro 2023/1 e também na nossa WebSérie “Tô na UFU… E agora?”, que está sendo publicada no perfil da UFU no Instagram.

Palavras-chave: Websérie #TônaUFU #TônaUFUeAgora; Semana de Acolhimento; UFU Mobile; Portal Comunica'