Ciência

Pesquisador da UFU recebe reconhecimento da Associação Internacional de Geodésia

Gabriel Guimarães, da Faculdade de Engenharia Civil, recebe título de fellow em evento na Alemanha

Publicado em 03/08/2023 às 09:37 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Lista dos homenageados na Assembleia Geral da União Internacional de Geodésia e Geofísica, em Berlim, Alemanha. (Foto: Divulgação AIG)

Gabriel do Nascimento Guimarães, pesquisador na Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Federal de Uberlândia (Feciv/UFU), ganhou o título de fellow da Associação Internacional de Geodésia (IAG). A honraria foi entregue em 19 de julho, durante a 28ª Assembleia Geral da União Internacional de Geodésia e Geofísica, em Berlim, Alemanha.

O título de fellow é uma distinção concedida por organizações acadêmicas, científicas e profissionais para seus membros que alcançaram notoriedade ou fizeram contribuições significativas para a respectiva área de estudo ou prática. A IAG homenageia, a cada quatro anos, pesquisadores que promovem as atividades e pesquisas em Ciências Geodésicas.

Palavra do homenageado

Gabriel Guimarães (foto) cita duas atividades que contribuíram para o reconhecimento. “A primeira é a liderança e coordenação junto aos países do continente americano, por meio do Grupo de Trabalho III do Sirgas [Sistema de Referência Geodésico para as Américas], para a implantação de um sistema internacional de altitude e de gravidade no continente. A segunda é a organização de eventos de capacitação e extensão, no continente americano, que estão associados à Associação Internacional de Geodésia”, destaca.

Sobre a importância do reconhecimento, Guimarães afirma: “Receber esse reconhecimento internacional é importante, pois me motiva a atuar com mais intensidade e dedicação nos trabalhos desenvolvidos no continente, por meio de novos projetos de pesquisa, além de parcerias, bem como é importante para consolidar o que chamamos dentro da universidade de 'internacionalização', que é uma metas que a UFU busca estar presente.”

Associação Internacional de Geodésia

Fundada em 1862, a IAG tem como missão promover a Geodésia. Por meio da coleta, análise e interpretação de dados observacionais, ela estimula o desenvolvimento tecnológico e fornece uma representação consistente da figura, rotação e campo de gravidade da Terra, bem como suas variações temporais.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Fellow geodésia homenagem Gabriel Guimarães