Pular para o conteúdo principal
Ciência ao Pé do Ouvido

Para além do dentista: a importância do técnico em saúde bucal e do protético dentário

Episódio #98 do Ciência ao Pé do Ouvido aborda alguns dos cursos ofertados pela Estes/UFU

Publicado em 24/10/2023 às 18:02 - Atualizado em 26/10/2023 às 15:28

(Arte: Thamires Dantas)

A odontologia é a área da saúde que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados aos dentes, boca, língua, gengiva, ossos da face e do pescoço. O dentista é o profissional mais conhecido ao se falar dessa área, mas existem outros especialistas em saúde bucal.

O auxiliar em saúde bucal é responsável por auxiliar em tarefas preparatórias e de assistência, como preparar as salas das consultas e auxiliar com a entrega de equipamentos e posicionamentos durante as consultas. Já o técnico em saúde bucal, além desse tipo de assistência, pode realizar pequenos procedimentos. Para isso, ele precisa, então, de ter um curso técnico em saúde bucal.

Além disso, existe também o protético dentário, que é o profissional responsável por criar e reparar próteses dentárias que são usadas na boca de pacientes que precisam de restauração dental ou substituição de dentes ausentes.

A Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (Estes/UFU) oferece os cursos técnicos em Saúde Bucal e em Prótese Dentária, e esse é o tema do episódio #98 do Ciência ao Pé do Ouvido. Nele, conversamos com Alexandre Machado, odontologista e professor da Estes, que falou um pouco mais sobre esses profissionais e sobre a importância dos cuidados bucais. Ouça nas principais plataformas de streaming.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: podcast Ciência ao Pé do Ouvido Saúde Bucal Prótese Dentária ESTES

A11y