Emprego

Uberlândia registra saldo positivo de contratações em outubro

Setor de Serviços é destaque na geração de novos postos de trabalho na maior cidade do interior de Minas Gerais

Publicado em 30/11/2023 às 12:17 - Atualizado em 04/12/2023 às 08:37

Nova edição do Boletim Mensal de em outubro. (Foto: Canva)

Uberlândia registrou saldo positivo na geração de empregos no mês outubro, segundo o Boletim Mensal do Emprego, publicado pelo Centro de Pesquisas Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU). O relatório indica um saldo de 1.819 novas contratações, resultado de 12.532 demissões frente a 10.713 desligamentos.

A distribuição das vagas criadas na cidade variou entre os setores. De acordo com o levantamento, o setor de Serviços liderou a geração de empregos, com 845 novas vagas, seguido pela Agropecuária (466). O Comércio também mostrou crescimento, adicionando 344 novas posições. A Indústria e a Construção complementaram o cenário, com 145 e 19 vagas, respectivamente.

Em uma análise mais ampla, considerando o ano de 2023, Uberlândia demonstrou um saldo positivo de 5.285 contratações. Observando o período dos últimos 12 meses, o saldo é de 5.322 novos postos de trabalho.

Detalhamento do boletim

O Boletim Mensal do Emprego, elaborado pelo Cepes/UFU, oferece um panorama detalhado da situação empregatícia da cidade, abordando os seguintes aspectos:

• Movimentações Empregatícias: análise das contratações e demissões no período;
  • Grupamento de Atividade Econômica: distribuição dos empregos por setores econômicos;
  • Porte da Empresa: dados segmentados pelo tamanho das empresas;
  • Faixa Etária: distribuição dos empregos por idade dos trabalhadores;
  • Gênero e Grau de Instrução: dados por gênero e nível educacional.

Os dados apresentados no boletim referem-se aos vínculos de emprego regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), extraídos das informações do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), captadas e divulgadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: CEPES Boletim do Emprego