Uberlândia registra saldo negativo de empregos formais em julho

Cepes/UFU divulga análise do mercado de trabalho na cidade, com base nos dados do Caged

Publicado em 02/09/2024 às 11:33 - Atualizado em 02/09/2024 às 16:07

Saldo de empregos em Uberlândia, no sétimo mês do ano, foi de -234 vínculos formais. (Imagem: Canva)

O Boletim Mensal do Emprego de Uberlândia, publicado pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Projeto Econômico-Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU), revelou um saldo negativo nas contratações formais na cidade, em julho de 2024. A análise, que detalha as movimentações do mercado de trabalho local, aponta uma retração no nível de empregos formais, em comparação ao mês anterior.

Em julho deste ano, Uberlândia registrou um saldo líquido de -234 vínculos formais de emprego, resultado de 12.640 admissões e 12.874 desligamentos. Este desempenho negativo contrasta com o mês de junho, quando o saldo foi positivo, com 222 novos postos de trabalho.

No acumulado de janeiro a julho de 2024, foram criados 4.210 novos empregos formais na cidade. Considerando os últimos 12 meses, o saldo é positivo, com 5.928 novos postos de trabalho gerados entre agosto de 2023 e julho de 2024. Veja o desempenho mês a mês, no infográfico abaixo:

Desempenho por Setor Econômico

O boletim destaca que, em julho de 2024, três dos cinco principais setores econômicos de Uberlândia registraram saldos negativos:

• Serviços: -429 empregos;
  • Agropecuária: -244 empregos;
  • Construção: -41 empregos.

Por outro lado, os setores de Comércio e Indústria apresentaram saldos positivos, com 344 e 136 novos postos de trabalho, respectivamente.

No acumulado dos sete primeiros meses do ano, o setor de Serviços lidera a geração de empregos, com 1.967 novos postos, seguido pela Construção (1.228), Comércio (720) e Indústria (633). A Agropecuária fechou 337 postos de trabalho nesse período.

Remuneração

O salário médio de admissão em Uberlândia, ajustado pela inflação, foi de R$ 2.063 em julho de 2024, representando uma variação positiva de 1,5%, em relação ao mês anterior.

Os maiores salários médios de admissão foram observados no setor de Serviços (R$ 2.235), seguido pela Agropecuária (R$ 2.119), Indústria (R$ 2.081), Construção (R$ 1.932) e Comércio (R$ 1.789).

Entre as empresas, as grandes se destacaram, ao oferecer os maiores salários médios de admissão, com R$ 2.382.

Metodologia

Os dados apresentados no Boletim Mensal do Emprego são baseados no Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), com ajustes declarados até julho de 2024. A metodologia utilizada considera as declarações fora do prazo para fornecer uma representação mais precisa do mercado de trabalho local.

Para mais informações, acesse a página do Cepes/UFU.

Palavras-chave: Boletim do Emprego CEPES Economia CAGED