Troca de comando

Por unanimidade, reitoras e reitores elegem nova diretoria da Andifes para gestão 2024-2025

José Daniel Diniz Melo, da Universidade Federal do Rio Grande Norte, é o novo presidente da Andifes, entidade que reúne os reitores e as reitoras das universidades federais brasileiras

Publicado em 25/07/2024 às 17:44 - Atualizado em 25/07/2024 às 18:04

Nova diretoria executiva da Andifes (da direita para a esquerda): José Geraldo Ticianeli (UFRR), Sandra Regina Goulart Almeida (UFMG), José Daniel Diniz Melo (UFRN), Roselma Lucchese (UFCat) e Luciano Schuch (UFSM). (Foto: Ascom Andifes)

As reitoras e os reitores que compõem a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) elegeram a nova diretoria executiva da entidade, para a gestão 2024-2025, por unanimidade. A eleição ocorreu na tarde desta quinta-feira, 25 de julho.

Foram eleitos para presidente o reitor José Daniel Diniz Melo (UFRN) e, para vice-presidentes, os reitores José Geraldo Ticianeli (UFRR), Luciano Schuch (UFSM), Roselma Lucchese (UFCat) e Sandra Regina Goulart Almeida (UFMG).

A eleição e a posse ocorreram no decorrer da 200ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno, na sede da entidade, em Brasília. O presidente eleito foi vice-presidente na gestão 2023-2024, que teve o relatório de gestão aprovado por unanimidade durante a 172ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno.

Objetivos

Entre os compromissos da nova diretoria, destacam-se o pleito pela recomposição e ampliação do orçamento das universidades federais e dos Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), a aprovação do Projeto de Lei que extingue a lista tríplice para a nomeação de reitores e reitoras, a realização da pesquisa do perfil dos graduandos das universidades federais, em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e a Secretaria de Educação Superior (Sesu), do Ministério da Educação (MEC). O apoio na regulamentação da nova lei que institui a Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), sancionada em junho pelo Palácio do Planalto, entre outros.

“As universidades federais, instituições de referência de qualidade na educação superior e de compromisso com as políticas de inclusão social, promovem ensino, pesquisa, extensão, esporte, arte, cultura, atenção à saúde e tantos outros serviços públicos e gratuitos em todas as regiões do Brasil. Há vários anos, entretanto, nossas instituições têm enfrentado desafios que vão do desrespeito à sua importante função social, à sua autonomia e à redução sistemática de investimentos e dos recursos necessários ao seu funcionamento. Seguiremos trabalhando pela valorização contínua das nossas universidades”, afirmou o presidente eleito, reitor José Daniel.

Membros do novo Diretório Nacional da Andifes; são seis mulheres e seis homens; todos estão de pé e posando para a foto oficial
Membros do novo Diretório Nacional da Andifes. (Foto: Ascom Andifes)

Palavras-chave: Andifes eleição nova diretoria gestão 2024-2025