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Eleições UFU 2024

Venha reencantar a UFU com a gente! 

A chapa “Reencantar a UFU” apresenta suas principais propostas para transformar a universidade em um ambiente mais inclusivo, democrático e voltado para a ciência e a educação emancipatória

Publicado em 19/07/2024 às 16:09 - Atualizado em 19/07/2024 às 16:29

 

Conheça as ideias que norteiam nossa visão para a UFU, abordando temas essenciais como ingresso, evasão, graduação, ESTES e ESEBA. 

 

O que a chapa “Reencantar a UFU” pensa para a UFU em relação aos temas: Ingresso, Evasão, Graduação, ESTES e ESEBA? 

A chapa “Reencantar a UFU” carrega consigo os princípios norteadores voltados para a democracia, ciência, educação emancipatória e inclusão. E foram esses os pilares que nos conduziram na criação e desenvolvimento de propostas para as áreas do ingresso, evasão, graduação, ESTES e ESEBA. 

Todos (as) estudante entram na nossa universidade com a expectativa de realizar o sonho de viver a educação pública de forma plena, porém se frustram durante a jornada ao encarar diversos desafios, pelos quais a universidade precisa responder da melhor forma, para que cada pessoa se sinta incentivada e acolhida para conseguir concluir a sua formação. 

O desejo da chapa “Reencantar a UFU” é que os (as) estudantes: entrem, estudem, se relacionem, criem amor pela universidade, tenham uma vida feliz dentro de cada espaço da UFU, se formem e se tornem profissionais prontos (as) para contribuir com o desenvolvimento do nosso país. 

 

Reencantando o ingresso dos (as) estudantes na UFU 

Você sabia que segundo o IBGE de 2023, 9,6 milhões de jovens de 15 a 29 anos não trabalham e nem estudam? A chapa “Reencantar a UFU” está preocupada com esses dados! E foi pensando nisso que desenvolvemos as seguintes propostas no que diz respeito ao ingresso dos estudantes: 

  • Retomar a oferta de cursinhos alternativos em parceria com professores e estudantes dos diferentes cursos de graduação. 

  • Realizar uma ampliação da oferta de cursos e vagas: Constituir Grupos de Trabalho com objetivo de avaliar as possibilidades de criação de: novos cursos de graduação em todos os campi em consonância com as demandas nacional e ou regional, garantindo-se as condições de oferta em infraestrutura e em pessoal; do ensino médio na ESEBA; de novos cursos na ESTES. 

 

Propostas para diminuir a evasão da UFU 

A candidata a vice-reitora da “Reencantar a UFU”, Geovana Melo, foi a idealizadora do Prossiga – Programa Institucional de Graduação Assistida, com vistas ao combate da retenção e evasão na UFU, tendo participado ativamente de sua implantação (2015-2016). 

O programa foi extinto, mas a nossa chapa tem como proposta voltar com o Prossiga como um aliado das nossas demais propostas que visam diminuir a taxa de evasão da UFU. 

Dentre as nossas propostas estão: 

  • Estreitar os canais de comunicação entre PROGRAD e Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) para constituição e utilização de banco de dados sobre a situação do aproveitamento acadêmico discente nas disciplinas básicas das diferentes áreas; 

  • Articular políticas de permanência entre as pró-reitorias de Graduação, Pesquisa e Pós-graduação, Extensão e Assistência Estudantil. 

  • Elaborar, instituir e acompanhar política de diagnóstico da reprovação, evasão e retenção m luz das melhores práticas nacionais e internacionais; 

  • Desenvolver programas e projetos de suporte ao ciclo básico de forma a garantir apoio para disciplinas que possuem alto índice de reprovação; 

  • Ampliar o alcance de grupos terapêuticos, de socialização para estudantes com dificuldades de estudo e de entrosamento nos grupos de convivência universitária; 

  • Apoiar as ações do Núcleo de Apoio e Atenção ao Estudante (NAAE) junto aos cursos de graduação. 

  • Estreitar a interlocução com as entidades e os coletivos estudantis (DCE, DAs, Atléticas etc) para o desenvolvimento de ações diagnósticas e de atenção ms necessidades dos estudantes; 

  • Aprimorar as políticas de acolhimento e permanência voltadas para a população LGBTQIAPN+;

  • Fortalecer a Diretoria de Estudos e Pesquisas Afrorraciais (DIEPAFRO) como órgão institucional de combate ao racismo e todas as formas de preconceito no âmbito da Instituição; 

 

Reencantando a Graduação: 

A graduação é uma das principais bases que nós temos para que possamos seguir formando indivíduos que serão excelentes profissionais, cientistas, mestres e doutores. Sendo assim, precisamos que esse pilar seja forte e que as suas fragilidades sejam sempre monitoradas e combatidas. Para isso, a nossa chapa desenvolveu diversas propostas, dentre elas: 

  • Oferecer assessoria técnico-pedagógica para atualização e aperfeiçoamento dos Projetos Pedagógicos dos cursos (PPCs); 

  • Acompanhar e aprimorar a implementação das atividades curriculares de extensão (ACEs) nos cursos de graduação, consolidando a extensão como veículo de formação e produção de conhecimentos; 

  • Revigorar a prática da reflexão e do debate sobre questões relacionadas ao ensino nos diferentes níveis, proporcionando aos professores, estudantes e gestores dos cursos condições adequadas para o enfrentamento dos desafios; 

  • Aprimorar e fortalecer as relações entre os cursos de graduação e a ESEBA e ESTES no que concerne a realização de estágios curriculares; 

  • Estimular articulações entre Colegiados de Cursos de graduação e Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), visando ao fortalecimento de potencialidades e experiências exitosas e superação de fragilidades; 

  • Fortalecer os órgãos suplementares e complementares como espaços de formação e de articulação ensino-pesquisa-extensão; 

  • Fomentar o ambiente cibernético favorável ao processo de ensino-aprendizado; 

  • Fomentar estudos sobre a educação especial e inclusão escolar e acadêmica como modalidade transversal nos currículos dos diferentes níveis de ensino. 

  • Estimular articulações entre Colegiados de Cursos de graduação e Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), visando ao fortalecimento de potencialidades e experiências exitosas e superação de fragilidades;

 

Reencantando a ESTES e a ESEBA 

A “Reencantar a UFU” também tem em seu plano de trabalho dar a devida atenção e cuidado ms Unidades Especiais de Ensino (Colégio de Aplicação-ESEBA e Escola Técnica de Saúde-ESTES). Dentre as nossas propostas estão: 

  • Promover melhorias na infraestrutura geral e em diferentes setores da Unidade, proporcionando condições adequadas para o trabalho de professores, técnicos administrativos e prestadores de serviço; 

  • Analisar a viabilidade de ampliação do espaço físico da ESEBA na Área do Campus Educação Física, bem como de climatização das salas de aula; 

  • Apoiar ações do Conselho de Diretores das Escolas Básicas (Condicap), em gestões junto ao MEC que visem m ampliação de verbas para colégios de aplicação; 

  • Proporcionar direito a voto de representantes da Eseba nos conselhos superiores da UFU; 

  • Reconhecer e incluir a Eseba-UFU nos programas, estudos e resoluções que estabelecem políticas na Universidade, em trabalhos de comissões e relatorias; 

  • Ampliar e consolidar ações da assistência estudantil no âmbito da ESEBA e da ESTES; 

  • Estimular a qualificação dos docentes da ESEBA e ESTES em programas de pós-graduação stricto sensu e/ou em programas de formação específica, conforme necessidades dos setores; 

  • Realizar gestão junto ao Ministério da Educação para a liberação de códigos de vagas para professores e técnicos em áreas prioritárias do ensino como a Educação das Relações Étnico-Raciais, Educação para os Direitos Humanos, Educação Ambiental 33 e Libras, em atendimento ms legislações educacionais e de acordo com necessidades das unidades acadêmicas e das unidades especiais de ensino; 

  • Realizar gestão junto ao Ministério da Educação para a liberação de códigos de vagas para professores e técnicos em áreas prioritárias do ensino como a Educação das Relações ÉtnicoRaciais, Educação para os Direitos Humanos, Educação Ambiental e Libras, em atendimento ms legislações educacionais e de acordo com necessidades das unidades acadêmicas e das unidades especiais de ensino; 

  • Atualizar estudos e fazer gestão junto ao MEC sobre a possibilidade de ampliação do Banco de Professores Equivalentes da ESEBA e ESTES, favorecendo a distribuição de encargos de ensino nas diferentes áreas do conhecimento. 

 

Reencantar a UFU é chapa 4! 

A chapa “Reencantar a UFU” tem a frente o Professor Arquimedes Ciloni como candidato a reitor e a Professora Geovana Melo como candidata a vice-reitora. A confluência de experiências que marca a trajetória, tanto do Professor Arquimedes, quanto da Professora Geovana contribui para aprofundar a compreensão dos problemas que, na atualidade, desafiam profundamente a função social da Universidade. 

Arte com informações gerais da campanha e QR Code

 

Nota da Redação: Esta publicação é total responsabilidade da Chapa 4. Lembramos também que a ordem da publicação foi sorteada pela Comissão Eleitoral.
 

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