Pular para o conteúdo principal
Eleições UFU 2024

Propostas da chapa UFU Mais pretendem transformar a universidade em instituição de excelência

UFU Mais contempla propostas específicas para ESEBA, ESTES, Graduação, Evasão e Ingresso

Publicado em 02/08/2024 às 10:34 - Atualizado em 23/08/2024 às 15:01

Foto: divulgação

A chapa 1, UFU Mais: Integrar & Transformar, formada pelos candidatos Marcio Magno Costa (reitor) e Ana Marta Souza (vice-reitora), apresenta um conjunto sólido de propostas focadas em promover a integração, modernização e excelência na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Suas iniciativas abrangem diversas áreas, incluindo a Escola de Educação Básica (ESEBA), a Escola Técnica de Saúde (ESTES) e os programas de graduação, com ênfase na formação de professores, curricularização da extensão, incentivo acadêmico, combate à evasão e retenção e também ingresso.

Confira abaixo algumas propostas da chapa 1, UFU Mais: Integrar & Transformar para ESEBA, ESTES, Graduação, Evasão, retenção e Ingresso.

 

ESEBA

Para a Escola de Educação Básica (ESEBA), as propostas são direcionadas para ampliar a participação nos conselhos superiores da UFU e aumentar as vagas de docentes efetivos.

Além disso, a chapa 1 propõe expandir o programa de formação para professores, possibilitando a frequência a cursos sem sobrecarga de trabalho. Um foco significativo é o desenvolvimento de Projetos de Ensino e Iniciação Científica, fortalecendo a interação entre a ESEBA e a UFU, permitindo que os professores da ESEBA orientem projetos de iniciação científica dos estudantes de licenciatura e que professores(as) da graduação ou ensino técnico orientem estudantes da ESEBA.

Outras medidas incluem políticas de assistência estudantil, como soluções para o vale-transporte insuficiente e a ampliação dos cuidados com a saúde física e mental das crianças, através do incremento dos serviços psicológicos e a reativação do consultório odontológico da escola.

 

ESTES

Para a Escola Técnica de Saúde (ESTES), a chapa 1 propõe maior integração à política institucional da UFU tornando-a mais presente e participativa.

Além disso, a ESTES possui um corpo docente altamente qualificado, com potencial para atuar em todos os níveis de ensino e no desenvolvimento de pesquisa de ponta. Para aproveitar essa oportunidade, garantiremos aos (às) docentes da ESTES o direito de atuarem de forma plena em programas de pós-graduação e orientações de trabalhos de conclusão de cursos de graduação;

Garantiremos também apoio e autonomia para que a ESTES continue e implemente novos programas de assistência estudantil, como o kit escolar.

 

Graduação

No âmbito da graduação, a chapa 1, UFU Mais: Integrar & Transformar propõe a elaboração de calendários acadêmicos bem ajustados, que atendam à legislação e sejam compatíveis com os calendários administrativos e de pós-graduação.

A modernização do ensino e a formação de professores são prioridades, com iniciativas para fomentar projetos que promovam a cultura do estudo e condições adequadas para que os alunos evitem aulas exaustivas e se dediquem a projetos extracurriculares.

A formação de professores será trabalhada na graduação, pós-graduação e extensão, promovendo uma aproximação entre a universidade e a educação básica, especialmente a escola pública. A UFU será parceira da Rede Mineira de Formação de Professores, visando a melhoria na formação dos docentes das escolas públicas de Minas Gerais.

A chapa 1 propõe, ainda, uma flexibilização das normas de curricularização da extensão, promovendo alternativas que permitam a cada curso inserir atividades extensionistas de maneira compatível com suas especificidades, tornando o aprendizado sobre a extensão mais natural e saudável.

Daremos maior atenção aos cursos de licenciatura e por isso a chapa 1 propõe uma avaliação ampla dos impactos e dificuldades da implementação do Projeto Institucional de Formação e Desenvolvimento do Profissional da Educação, além de discutir formas alternativas de ingresso e políticas de apoio à permanência nos cursos de licenciatura.

A chapa 1 regulamentará também programas institucionais para que estudantes dos últimos períodos de graduação possam cursar disciplinas de pós-graduação e incentivar a participação em olimpíadas de conhecimento e competições científicas. Também irá consolidar os Núcleos de Apoio e Atenção ao Estudante (NAAES), fomentar semanas acadêmicas de cursos e expandir os Grupos PET, garantindo espaços físicos adequados e apoio necessário.

Será implementada ainda uma Política de Acompanhamento de Egressos, com comissões em cada Unidade Acadêmica para acompanhar a colocação dos formandos no mercado de trabalho.

Para combater a evasão e retenção, a chapa 1 propõe processos de seleção especiais para estudantes premiados em olimpíadas científicas e competições de conhecimento. Também será criada uma coordenação para promover programas de recuperação e acompanhar suas implementações e resultados. A assistência estudantil será fortalecida, garantindo recepção, lazer, esporte, moradia, alimentação e transporte adequados.

O Programa de Mentoria será reformulado, com prioridade na alocação de bolsas para áreas com maiores índices de evasão e retenção. Será criado um Centro de Monitoria Virtual para facilitar a interação entre supervisores, monitores e estudantes, e propostas novas metodologias de ensino desenvolvidas para as monitorias.

 

Quem é a Chapa 1 - UFU Mais: Integrar & Transformar

Marcio Magno e Ana Marta estão em pé, vestidos de azul e sorrindo
Foto: divulgação

A chapa 1, UFU Mais: Integrar & Transformar surge com o objetivo de trazer mais integração, diálogo e diversidade para a comunidade da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Com uma abordagem ética e diplomática, a chapa busca transformar a universidade e cuidar das pessoas que a fazem acontecer.

O candidato à reitor, Marcio Magno Costa foi Pró-Reitor de Gestão de Pessoas na PROGEP/UFU por quase 8 anos, é professor titular da Faculdade de Odontologia desde 1994, possui graduação em Odontologia pela UFU, mestrado e doutorado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (USP). Possui 24 anos de experiência em diversos cargos de gestão dentro da UFU, tais como o Conselho Superior da Universidade, Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação, Coordenador de curso e Diretor de Unidade Acadêmica.

A candidata à vice-reitora, Ana Marta de Souza é docente, tutora do PETMEC/FEMEC/UFU há 5 anos, professora da Faculdade de Engenharia Mecânica da UFU desde 2013, possui graduação e mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia e doutorado em Engenharia Mecânica pela UFU. Já atuou como Coordenadora de Curso e participou de Conselhos Superiores da instituição. 

O logotipo da campanha sintetiza o principal objetivo da chapa 1: é composto pelo octógono da UFU, envolvido por pessoas em diferentes cores, simbolizando a diversidade e a inclusão. Pessoas de mãos dadas se integrando e formando um "mais", que representa todos os “mais” que desejamos para a UFU: mais inclusiva, mais diversa, mais acolhedora, mais eficiente, etc.., e que possa se transformar na instituição de excelência que todos nós desejamos.

Para mais informações sobre a chapa 1: UFU Mais: Integrar & Transformar e o Programa de Trabalho, acesse: www.ufumais.com/programa-de-trabalho.

Para acompanhar a chapa UFU Mais nas redes sociais acesse este link: https://linktr.ee/chapaufumais.

 

 

Nota da Redação: Esta publicação é total responsabilidade da Chapa 1. Lembramos também que a ordem da publicação foi sorteada pela Comissão Eleitoral.

 

Palavras-chave: Eleições consulta eleitoral Reitoria UFU gestão 2025/2028 Plano de Comunicação campanha postagens das chapas Chapa 1 UFU Mais Integrar & Transformar

A11y