UFU exibirá o maior festival de vídeo da América Latina

Festival do Minuto exibe mostra na Universidade Federal de Uberlândia, nesta quinta-feira (22/8), às 17h

Publicado em 19/08/2024 às 15:00 - Atualizado em 23/08/2024 às 08:29

A exibição do Festival do Minuto, evento audiovisual de renome internacional, acontece nesta quinta-feira (22/8), a partir das 17 horas, no auditório 5R-CD do Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A exposição antecederá a sessão prevista do Cine UFU, “VHSUSTO”, com o filme “A bruxa de Blair”.

Sobre o Festival do Minuto

Realizado pelo Ministério da Cultura e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas e SPCINE, o Festival do Minuto contará com mais de 140 pontos de exibição por todo o país.

Criado no Brasil em 1991 pelo cineasta Marcelo Masagão, o festival tem se mostrado um grande revelador de talentos e uma referência internacional no ramo. A partir de 2007, o evento se tornou on-line e constante, em que os vídeos são enviados pelos candidatos de acordo com os concursos disponíveis, variando o formato ou a temática dessas criações.

A principal regra é a limitação de tempo, ou seja, as produções devem ter a duração de até um minuto. O grande desafio é conseguir desenvolver uma dinâmica e um conceito coerente, para que a narrativa seja bem construída em até 60 segundos.

No final do mês de agosto, vários lugares do Brasil sediarão a Exibição da Mostra Melhores Minutos de 2023. Cinquenta vídeo-minutos serão apresentados em sequência, com classificação indicativa de 12 anos.

"Não perca a oportunidade de prestigiar esse festival tão relevante para o audiovisual brasileiro e, depois, conferir mais uma sessão do 'VHSUSTO' com 'A bruxa de Blair'! Fique ligado nas redes sociais da Diretoria de Cultura (@dicultufu) e do projeto (@cineufu) para participar da dinâmica que escolherá os filmes das próximas sessões do Cine UFU. Esperamos você!", convida o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFU, Alexandre Molina.

Palavras-chave: festival audiovisual Vídeo dicult PROEXC UFU