Leia Cientistas

Parceria entre UFU e UFRN nas pesquisas com embriões de galinha

Laboratório de Incubação de Aves da UFU é referência nesses experimentos

Publicado em 05/09/2024 às 12:53 - Atualizado em 05/09/2024 às 12:59

A troca constante de experiências levou à iniciativa de criação do curso (foto: acervo dos pesquisadores)

Entre os dias 27 e 30 de agosto, ministramos um curso sobre o uso do embrião de galinha como modelo experimental na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em Natal.

A UFU e a UFRN já possuem parcerias de pesquisa com criação de duas patentes de produtos voltados para a melhoria da saúde animal na avicultura. A troca constante de experiências levou à iniciativa de criação do curso, que visa transmitir para os pesquisadores potiguares os conhecimentos acerca do uso do modelo animal de embrião de galinha para a realização de diversos tipos de pesquisas.

O Laboratório de Incubação de Aves (Liave) da Faculdade de Medicina Veterinária (Famev) da UFU tornou-se referência no uso dos embriões de galinha como modelo experimental e auxilia diversos pesquisadores em experimentos de toxicidade de fármacos e nanoformulações, estudos com diversos tipos de câncer e também para estudos de microorganismos diversos.

Desde a sua criação, em 2017, o Liave já contribuiu para a produção de 21 artigos científicos publicados em revistas renomadas de alto fator de impacto, gerando parcerias com pesquisadores das regiões nordeste e sudeste do Brasil e de diferentes países da América Latina, França e Estados Unidos. Além das pesquisas aplicadas, o laboratório tem padronizado técnicas utilizadas por outros diversos pesquisadores.

Os pesquisadores buscam o embrião de galinha devido a questões éticas, mas também por benefícios, como o menor custo. Em alguns tipos de pesquisas, o modelo apresenta vantagens similares ou superiores a animais nascidos. A FDA [a Anvisa dos Estados Unidos], inclusive, aprova o uso do embrião para testes com cosméticos e fármacos de pele.

A convite do Prof. Dr. Hugo Alexandre de Oliveira Rocha, oferecemos o treinamento aos alunos e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Biologia Molecular (PPGBBM), vinculado ao Departamento de Bioquímica/Centro de Biociências da UFRN. Colegas de outras universidades do nordeste, como UFRPE e UFPI, também participaram do evento.

*Bia Fonseca é docente da Faculdade de Medicina Veterinária da UFU e coordenadora do Laboratório de Incubação de Aves.

** Simone Sommerfeld é técnica de laboratório e atua no Laboratório de Incubação de Aves da Faculdade de Medicina Veterinária da UFU.

A seção "Leia Cientistas" reúne textos de divulgação científica escritos por pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). São produzidos por professores, técnicos e/ou estudantes de diferentes áreas do conhecimento. A publicação é feita pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU), mas os textos são de responsabilidade do(s) autor(es) e não representam, necessariamente, a opinião da UFU e/ou da Dirco. Quer enviar seu texto? Acesse: www.comunica.ufu.br/divulgacao. Se você já enviou o seu texto, aguarde que ele deve ser publicado nos próximos dias.

Palavras-chave: embrião galinha pesquisas Ciência Divulgação Científica