CIÊNCIA

UFU é destaque no Congresso Brasileiro de Educação Médica

PET Medicina apresentou 28 trabalhos desenvolvidos por alunos

Publicado em 04/10/2024 às 13:11 - Atualizado em 04/10/2024 às 15:01

O Cobem está entre os maiores congressos sobre formação médica no Brasil. (Foto: acervo pessoal)

Entre 12 e 15 de setembro, o Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Medicina apresentou 28 trabalhos científicos no 62º Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem). As pesquisas do grupo de alunos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foram desenvolvidas ao longo do último ano e contam com temáticas que articulam medicina e educação.

Criado em 1991, o PET Medicina atualmente é formado por 12 estudantes, chamados de petianos. O grupo desenvolve práticas de ensino, pesquisa e extensão, ações afirmativas de redução da evasão e de retenção, além de atividades coletivas e integradoras. “O PET Medicina sempre atende às demandas de formação da nossa instituição com o seu planejamento e suas ações”, afirma o atual tutor do grupo, Danilo Paulino.

Em setembro, o professor e os petianos, Iarin de Paula e Gabriel Mendes, estiveram presentes no Cobem, em Belo Horizonte, para apresentar os trabalhos do grupo. A UFU se destacou indo além do significativo número de trabalhos apresentados, “o que a gente tem feito na UFU tem sido muito inovador e foi muito elogiado”, conta Paulino. Os estudos da UFU contribuíram com debates acerca do cuidado da saúde mental de estudantes, ensino da medicina e pesquisas médicas.

Além de apresentar as produções científicas desenvolvidas no PET Medicina, os representantes da universidade tiveram a oportunidade de se aprofundarem em diferentes assuntos que envolvem o tema da formação médica. “Enquanto professor, saio com uma sensação de estar no caminho certo, vencendo os desafios e construindo muita coisa positiva. E os alunos saem com uma visão ampliada da educação médica no Brasil, não só valorizam aquilo que tem sido feito aqui, como também percebem caminhos para melhorias”, destaca o tutor.

O tutor Danilo Paulino em apresentação no Cobem.
A saúde mental dos estudantes de medicina foi destaque nos trabalhos dos petianos da UFU. (Foto: acervo pessoal)

Os trabalhos apresentados

O PET Medicina teve uma participação significativa nesta edição do evento com a aprovação dos 28 trabalhos nas modalidades pôster simples, pôster comentado e apresentação oral. Um desses estudos foi “‘Quanto custa a mensalidade na Universidade Federal?’: construindo saberes sobre acesso e permanência com a comunidade através da extensão”, desenvolvido a partir do programa “UFU na Escola” da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

“A frase do título do trabalho nos chamou atenção, porque o pai de um dos alunos em uma escola de ensino médio nos fez essa pergunta”, lembra o professor. O “UFU na Escola” contribui para desenvolver uma relação entre os petianos e os estudantes do ensino médio e incentivar a aproximação com a universidade. Foram desenvolvidas atividades como visita e momentos junto às famílias para apresentar os cursos de graduação e os auxílios disponíveis na UFU.

A saúde mental dos estudantes também foi um assunto presente nos trabalhos do PET Medicina no 62º Cobem. “Quem ganha quando nossa saúde mental perde?: ressignificando a competição e promovendo o bem-estar com atividades lúdicas entre estudantes de medicina”, surgiu a partir de uma atividade de autocuidado desenvolvida pelo próprio grupo em suas reuniões semanais. A competição, algo que na medicina pode ser visto como prejudicial à saúde mental, passou a contribuir como “um momento de relaxamento, de diversão e de criação de laços", afirma Paulino. “Esse trabalho é uma contribuição para uma problemática que tem sido muito grande nos cursos de medicina: a saúde mental dos nossos estudantes”, continua.

Os trabalhos do PET Medicina contam ainda com outras contribuições nas áreas de aprendizado e pesquisa em saúde. O Congresso Brasileiro de Educação Médica é um dos principais congressos de educação médica no Brasil com “capacidade de reunir diferentes especialidades e áreas da medicina num mesmo cenário de discussão da formação médica”, afirma o tutor do PET. A participação do grupo de estudo no evento destaca a representatividade da UFU no campo do ensino médico.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: PET Medicina COBEM PET Ciência e Saúde Ensino Médico