Acompanhamento especializado

UFU inaugura espaço de saúde no Campus Glória

Sala de Acolhimento em Saúde é um ambiente de amparo à saúde e ao bem-estar aberto tanto a estudantes quanto para servidores efetivos e terceirizados da instituição

Publicado em 08/10/2024 às 13:37 - Atualizado em 08/10/2024 às 16:02

Espaço está em funcionamento desde fevereiro de 2024. (Foto: Ellen Alvim)

Inaugurada em fevereiro deste ano, a Sala de Acolhimento em Saúde é um novo espaço da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que recebe e acolhe a comunidade acadêmica sobre questões relacionadas à saúde. O projeto nasceu de uma pareceria entre a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), a Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (Dirqs), a Divisão de Saúde (Disau) e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae).

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30, na Sala 108 do Bloco B, no Campus Glória. Para casos de saúde mental, é necessário que realizar um agendamento prévio. Os estudantes podem fazer isso via Disau, no telefone (34) 3230-9558. Já servidores e terceirizados devem agendar pelo Setor Integrado de Ações de Promoção a Saúde do Servidor (Siapss/Dirqs), no (34) 3225-8071.

O serviço conta com duas enfermeiras e tem como foco acolhimento, orientação, prevenção e promoção de saúde, por meio de projetos e ações que atendam a comunidade universitária. Deste modo, os objetivos da sala consistem em informar, debater, orientar e acolher a comunidade acadêmica, com a participação de profissionais em palestras, minicursos e oficinas, entre outras ações.

Ademais, serão realizados o acolhimento e a avaliação dos casos que exigem primeiros socorros, bem como escuta ativa em saúde mental e sofrimento psíquico, com encaminhamento para atendimento especializado quando necessário.

Na imagem, uma sala com uma maca, uma mesa clara e duas cadeiras escuras
Atendimentos para casos de saúde mental precisam ser agendados, via telefone. (Foto: Ellen Alvim)

Pró-reitor de Gestão de Pessoas da UFU, o professor Márcio Magno comenta sobre a importância desse tipo de espaço para a comunidade acadêmica: “A Sala de Acolhimento em Saúde representa uma importante conquista que vem ao encontro dos anseios da comunidade universitária do Campus Glória. É um espaço pensado para ser um local de orientação, prevenção, promoção de saúde e participação em eventos e atividades do campus (...) é um local onde os servidores, os estudantes e os trabalhadores fundacionais são acolhidos e recebem o primeiro atendimento quando precisam de cuidados de saúde."

Vale lembrar que, para atendimentos em urgência/emergência, será necessário chamar o Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate), pelo 193. Mais informações sobre ações e agendamentos da sala podem ser obtidas no fone (34) 2512-6605.

Palavras-chave: acolhimento saúde bem-estar comunidade acadêmica Progep Disau Dirqs Proae UFU