UFU e Prefeitura anunciam reabertura da UBSF Jaraguá

No próximo dia 19, a unidade voltará a oferecer vários serviços de saúde, incluindo atendimento odontológico, acompanhamento pré-natal e visitas domiciliares

Publicado em 09/04/2024 às 11:01 - Atualizado em 19/04/2024 às 16:49

Da esquerda para a direita: Adenilson Lima e Silva (secretário de Saúde), prefeito Odelmo Leão, reitor Valder Steffen Jr. e vice-reitor Carlos Henrique Martins. (Foto: Amanda Morais/PMU)

Uma reunião realizada nesta segunda-feira (8/4) selou o acordo entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU) visando à reabertura da Unidade Básica de Saúde da Família do Bairro Jaraguá (UBSF Jaraguá), que esteve fechada por quatro anos. O encontro ocorreu na sede do Executivo.

"Após tentativas para sua reabertura e, a partir do trabalho intenso de uma comissão interna com o acompanhamento da Secretaria Municipal de Saúde, chegou-se ao convênio que foi agora assinado entre a UFU e a Prefeitura Municipal de Uberlândia. Desta forma, foi possível anunciar a reabertura da unidade do Jaraguá, a acontecer às 15 horas do próximo dia 19 de abril, sexta-feira. Além de prestar cuidados de saúde com qualidade à população do entorno, a unidade haverá de preservar sua vocação como cenário de prática para nossos estudantes da área de saúde, inclusive residência médica e multiprofissional", explicou o reitor da UFU, Valder Steffen Jr., que foi acompanhado na PMU pelo vice-reitor, Carlos Henrique Martins.

Também presente na audiência o vice-prefeito Paulo Sérgio Ferreira citou a UBSF Jaraguá como "mais um grande reforço para a Saúde em nossa cidade". Ele comentou que esta é uma antiga reivindicação de cerca de 10 mil pessoas que serão atendidas no local, com uma nova estrutura: "Viabilizada em parceria com a UFU, esta unidade contará com serviços de acolhimento, acompanhamento de gestantes (pré-natal), atendimento odontológico, atendimento médico, visita domiciliar pelo Agente Comunitário de Saúde e outros serviços à população."

Por sua vez, o prefeito Odelmo Leão se disse muito alegre por poder informar que, a partir da sexta-feira da semana que vem, a UBSF Jaraguá estará de portas abertas novamente. "Agradeço ao professor Valder Steffen pela viabilização desta parceria novamente. É a união de esforços para cada dia mais atender melhor o nosso povo", exclamou.

Palavras-chave: saúde convênio Parceria UFU Prefeitura de Uberlândia UBSF Jaraguá reabertura