UFU e Prefeitura de Uberlândia inauguram UBSF Jaraguá

Atividades são retomadas após assinatura de convênio entre a Universidade Federal de Uberlândia e o Município

Publicado em 19/04/2024 às 15:38 - Atualizado em 02/05/2024 às 08:06

Unidade de saúde é reaberta à população. (Fotos: Renata Neiva)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU) inauguraram nesta sexta-feira (19/4), a Unidade Básica de Saúde da Família Jaraguá. Com capacidade para atender até 12 mil pessoas, o imóvel passou por reformas estruturais e vai oferecer espaço acessível e adequado à população. A retomada das atividades ocorreu após uma parceria firmada entre a instituição e o Município, por meio de assinatura de convênio.

As Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) compõem o primeiro nível de atenção em saúde. A principal característica desses centros é a oferta de um conjunto de ações, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção do bem-estar, com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na qualidade de vida da comunidade.

A UBSF Jaraguá conta com duas equipes do Programa Saúde da Família para fazer os atendimentos. Além de médicos e enfermeiros, há ainda técnicos de enfermagem, dentistas, técnico de saúde bucal, assistente social, psicólogo e agentes comunitários de saúde. Os serviços que passam a ser oferecidos são: acolhimento e acolhimento com classificação de risco; acompanhamento da gestante e do bebê (pré-natal e puericultura); atendimento odontológico; curativo, nebulização e retirada de pontos; dispensação de preservativos e contraceptivos; atendimento de enfermagem; exame preventivo (câncer de colo de útero); grupo de educação em saúde; teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST); planejamento familiar; imunização (vacina); visita domiciliar e atendimento multiprofissional.

A unidade tem grande relevância para a UFU, pois possibilita o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão da Faculdade de Odontologia (FOUFU) e da Faculdade de Medicina (Famed), que reúne os cursos de Enfermagem, Medicina e Nutrição. Além de estudantes de graduação, a UBSF será uma porta de entrada também para programas de Residência Médica e de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde.

Catarina Machado Azeredo (diretora da Famed/UFU); Adenilson Lima e Silva (secretário de Saúde), reitor Valder Steffen Jr. e prefeito Odelmo Leão participaram da cerimônia de reabertura. (Foto: Renata Neiva)

Adenilson Lima, secretário municipal de Saúde, explicou que a reestruturação do espaço torna o local voltado para a assistência, mas com vocação para o ensino, com capacidade para formar novos profissionais. Valder Steffen Junior, reitor da UFU, lembrou que a universidade é pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada e, justamente por isso, tem um compromisso com Uberlândia e toda a região do Triângulo Norte onde ficam seus campi. Para o reitor, o comprometimento no ensino deve ter como foco a formação de cidadãos responsáveis. "Hoje, estamos com um sentimento de renascimento de uma unidade de assistência e de ensino que resistiu à extinção, pois resgatamos um espaço privilegiado para a educação na área de saúde", enfatizou.

O prefeito Odelmo Leão destacou o papel da comunidade que tanto lutou pela retomada das atividades. O presidente da Associação dos Moradores do Bairro Jaraguá, Jolbert Francisco Diniz, mostrou-se aliviado com a volta do postinho: "Vocês não têm noção do tanto que esta unidade é importante, pois estes moradores saem daqui para buscar atendimento médico no bairro Luizote."

O então Centro de Saúde Escola Jaraguá foi inaugurado em 1983 como uma Unidade Didática Avançada. A universidade tinha cinco dessas unidades nos anos 1980, mas apenas o Jaraguá foi mantido. Agora, com a retomada das atividades, a gestão da UBSF é de responsabilidade da Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (Faepu).

SERVIÇO: UBSF Jaraguá

• Endereço: Avenida Aspirante Mega, 77, bairro Jaraguá;
  • Telefone:  (034) 3229-3643;
  • Funcionamento: 7 às 17h, de segunda a sexta-feira.

>>> Confira algumas imagens da UBSF Jaraguá:

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: saúde convênio Parceria UFU Prefeitura de Uberlândia UBSF Jaraguá reabertura