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Leia Cientistas

Como os programas de pós-graduação se mostram legítimos perante a sociedade?

Pesquisadores da UFU analisaram estratégias de sete PPGs

Publicado em 22/01/2025 às 07:53 - Atualizado em 22/01/2025 às 08:50

Compartilhar ações realizadas pelos programas de forma mais clara e ampla pode melhorar a visibilidade e impacto (Imagem: Freepik / arte: Maria Clara Medeiros)

 

A função dos programas de pós-graduação (PPGs) stricto sensu vai muito além de formar mestres e doutores. Esses programas são responsáveis por gerenciar ações que acabam trazendo diversas contribuições para a sociedade, podendo ser a nível local, regional, nacional ou até internacional. Apesar de muito se discutir sobre o distanciamento da academia e a sociedade, alguns PPGs, costumam mostrar algumas ações que realizam e relatam como contribuições para a sociedade.

Um estudo publicado recentemente pelos pesquisadores Bruno Barbosa de Souza, Marcos Paulo Tavares Bazet, Samito Mário Chimoio Taimo e Elayne Victória Vieira Chagas de Lima, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), analisou como os programas em contabilidade no Brasil comunicam essas contribuições sociais e revelou estratégias interessantes para conquistar legitimidade perante a sociedade. Os autores fizeram a investigação para classificar as ações de impacto divulgadas pelos PPGs em contabilidade à sociedade considerando algumas estratégias de legitimidade.

Legitimidade pode ser entendida como o reconhecimento e a aceitação de que algo — como uma organização, pessoa ou ação — é adequado, confiável ou válido aos olhos de outras pessoas ou da sociedade. É como se fosse a "aprovação social" de que aquilo faz sentido, segue normas, valores ou atende interesses importantes. Por exemplo, uma empresa é legítima quando suas práticas são éticas e respeitam as regras, um programa de pós-graduação é considerado legítimo quando seus cursos são reconhecidos como úteis e de qualidade pela sociedade. É uma maneira de ganhar confiança e apoio para continuar existindo e atuando de forma positiva.

No estudo, os autores mapearam sites institucionais de sete PPGs de contabilidade em diversas regiões do Brasil para identificar o que eles divulgam em termos de impactos sociais, relacionando essas ações a formas de legitimidade. A partir disso, foi possível identificar que muitos deles possuem estratégias semelhantes, algumas obrigatórias para um PPG e outras que mostram como eles estão engajados em realizar e divulgar ações que fizeram a diferença.

Uma das estratégias de legitimidade dos programas identificada foi a atuação dos egressos na sociedade, ou seja, quando o programa mostra que formou um profissional que é destaque em sua atuação profissional. Outro modo de se mostrar legítimo é realizar parcerias e convênio com outros PPGs, empresas e instituições em geral, para unir esforços para promover ações e eventos. Outras ações envolvem participação em ações institucionais da universidade e atividades sociais, promoção de eventos e atividades de extensão, produção de dissertações e teses, gestão de periódicos e publicação de artigos científicos, divulgação em redes sociais e internacionalização. Também foi identificado que o fato de receber apoio financeiro de órgãos de fomento, ser citado na mídia e receber prêmios por trabalhos de destaque e relevância são outras formas de legitimidade.

Esses resultados observados pelos autores mostram que os PPGs divulgam essas ações como forma de adquirir e manter seu status acadêmico perante a sociedade, o que constitui legitimidade para eles. Concluíram que as ações dos PPGs fortalecem a ligação entre academia, estudantes, docentes e sociedade, mostrando a relevância e os resultados de suas atividades para conquistar e manter legitimidade, mostrando quando ações que são aceitas, esperadas e apoiadas pela população, quando demonstram autoridade institucional ou apenas por seguir as próprias propostas internas.

Um apelo importante que os autores fazem a partir dos resultados, é que muitos programas ainda têm desafios para padronizar e ampliar a comunicação de suas ações. O estudo sugere que compartilhar ações realizadas pelos programas de forma mais clara e ampla pode melhorar a visibilidade e impacto. Nesse sentido, os resultados destacam a importância da transparência e da comunicação dessas ações para consolidar a confiança e a relevância das instituições no contexto acadêmico e social. Os autores também deixam claro que apesar de o estudo ter sido aplicado a PPGs de contabilidade, é possível que programas de outras áreas possam refletir sobre esse fato, e se empenhar em mostrar cada vez mais, em canais como os seus sites institucionais, e até as redes sociais, para demonstrar as ações que vêm realizando e se destacando.

 

 

* Bruno Barbosa de Souza é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

 

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Palavras-chave: contabilidade Pós-graduação Legitimidade UFU Divulgação Científica Leia Cientistas

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