Publicado em 20/02/2025 às 16:56 - Atualizado em 21/02/2025 às 09:05
"O dia de hoje carrega um significado muito importante daquilo que a universidade pública brasileira pode fazer nas vidas de alguns que são marginalizados", afirmou Carlos Henrique de Carvalho. Em solenidade no Ministério da Educação, na noite desta quarta-feira, 19/2, o reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) recebeu simbolicamente, das mãos do ministro Camilo Santana, a posse no cargo.
Emocionado, Carvalho destacou o simbolismo de um reitor cadeirante ser empossado pelo Ministério da Educação: “Eu era o único deficiente quando comecei a dar aula na Faculdade de Educação (Faced), há três décadas”, recordou. “Hoje, assumo com a honra de estar à frente de uma instituição que há décadas transforma vidas, por meio da educação, da ciência e da cultura.”
Confira o discurso do reitor Carlos Henrique de Carvalho:
A solenidade foi conduzida pelo ministro da Educação, Camilo Santana, que destacou a expansão da UFU e o respeito à autonomia universitária para a escolha dos dirigentes. “O governo tem um compromisso com a educação pública, gratuita e de qualidade de nossas universidades. A expansão que a Universidade Federal de Uberlândia teve em 2006, hoje com 7 campi, 3 hospitais - Hospital das Clínicas, Hospital Odontológico e Hospital Veterinário - e a garantia de nomear e respeitar a comunidade universitária sobre a escolha do reitor escolhido pela comunidade”, enfatizou.
Santana também destacou a trajetória do reitor empossado em prol da educação. “O senhor é um vencedor. O senhor se graduou em História, fez mestrado em Educação, fez doutorado em História, fez pós-doutorado. Foi professor e agora virou reitor na sua universidade. É um exemplo de superação e mostra que é possível, sim. O senhor é exemplo disso. E é um exemplo que nos emociona, nos emociona com seu discurso, com a sua história”, discursou.
A deputada federal Dandara Tonantzin (PT-MG), em sua fala, lembrou a trajetória da vice-reitora da UFU, Catarina Azeredo. “Quero registrar aqui a importância da nossa vice, a professora Catarina, a primeira mulher vice-reitora. Ela entrou como professora Reuni na universidade e é uma das maiores referências hoje em educação e saúde coletiva na nossa universidade”, acrescentou.
A solenidade, que aconteceu na Sala de Atos do MEC, em Brasília (DF), também contou com as presenças do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Alexandre Brasil, e do vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Luciano Schuch. Estiveram presentes, ainda, outras autoridades civis e políticas, além de amigos e familiares do novo reitor e de outros membros da nova equipe gestora da UFU.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
>>> Leia também:
Palavras-chave: posse REITOR gestão 2025-2028 Brasília UFU
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS