Por: João Damasio
Publicado em 24/03/2025 às 15:27 - Atualizado em
24/03/2025 às
15:59
Neste mês de março, a professora e pesquisadora Edvalda Araújo Leal, da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (Facic/UFU), passou a integrar a Câmara de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (CSA/Fapemig).
Esta é uma das 11 câmaras de assessoramento que a Diretoria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig consulta para analisar, julgar e recomendar solicitações de fomento, apoio e incentivo à pesquisa. Organizadas por grandes áreas do conhecimento, essas câmaras são compostas por pesquisadores e profissionais com reconhecida experiência e destacada atuação em suas áreas, conforme as diretrizes estabelecidas na Portaria PRE nº 070. Pesquisadores de todo o estado, incluindo outros docentes da UFU, ocupam esses espaços por indicação da coordenação de cada câmara.
“Minha participação como membro dessa câmara representa o reconhecimento da minha trajetória acadêmica e científica e uma oportunidade de contribuir para o avanço da pesquisa na área contábil. Além disso, poderei auxiliar na gestão dos recursos públicos destinados à pesquisa, garantindo que sejam aplicados de forma estratégica e eficiente, promovendo o desenvolvimento científico, tecnológico e social do estado de Minas Gerais”, declara Leal.
Com mais de 20 anos de experiência em pesquisa científica, Edvalda Araújo Leal é professora associada da UFU na área contábil. Possui mais de 80 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais e ampla participação em eventos científicos. Suas principais áreas de atuação são Contabilidade Gerencial e Ensino e Pesquisa na Área Contábil. É membro da Academia Mineira de Ciências Contábeis, editora-chefe da Advances in Scientific and Applied Accounting e integra o corpo editorial da Revista Mineira de Contabilidade, além de atuar como revisora em diversas revistas científicas da área de negócios.
Em sua trajetória acadêmica, a pesquisadora já orientou diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de coordenar projetos financiados por agências de fomento, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a própria Fapemig.
Como você avalia o atual cenário das pesquisas nas áreas de abrangência dessa câmara?
As pesquisas em Ciências Sociais Aplicadas têm apresentado um avanço, destacando-se pela interdisciplinaridade e pela busca de soluções para problemas sociais, econômicos e ambientais. No campo da contabilidade, por exemplo, observa-se um crescente interesse por temas como sustentabilidade, inovação tecnológica e práticas contábeis gerenciais.
Quais são os principais desafios para esse campo?
Entre os principais desafios estão a necessidade de ampliar o financiamento para pesquisas aplicadas, a integração mais efetiva entre teoria e prática, e a formação de pesquisadores capazes de lidar com temas emergentes, como transformação digital, responsabilidade social e ética profissional. Além disso, é essencial fortalecer o diálogo entre universidades, empresas e órgãos públicos para que os resultados das pesquisas possam ser implementados de forma eficaz.
Qual a relevância social de incentivar projetos e pesquisas nessas áreas?
Investir em pesquisas nas Ciências Sociais Aplicadas é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas eficazes, o aprimoramento da gestão organizacional e a promoção de práticas mais sustentáveis. Projetos nessa área contribuem diretamente para a inclusão social, a melhoria da qualidade de vida e o fortalecimento da cidadania.
Minha participação na Câmara de Ciências Sociais Aplicadas da Fapemig permitirá contribuir para a identificação de temas emergentes e para a valorização de pesquisas que promovam o desenvolvimento sustentável e a inovação organizacional e social. Com minha experiência na área contábil, poderei colaborar na avaliação e no incentivo a projetos que alinhem práticas de gestão e controle com as demandas sociais e ambientais, favorecendo a criação de soluções estratégicas para os desafios contemporâneos vivenciados no setor privado quanto no público.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Fapemig contabilidade ciencias sociais aplicadas