Publicado em 19/05/2025 às 13:39 - Atualizado em 05/06/2025 às 09:57
Qual é o caminho que um livro percorre até chegar à prateleira de uma livraria? Na Editora da Universidade Federal de Uberlândia (Edufu), este processo envolve uma vasta equipe dedicada a inúmeras etapas cruciais para garantir a qualidade das obras publicadas pela instituição. Conheça, a seguir, as principais etapas deste processo editorial!
Tudo começa quando o autor ou autora envia seu manuscrito para a Editora da UFU. Para isso, é necessário atentar-se à documentação exigida pelas instruções de submissão disponíveis na seção "Como enviar uma proposta de publicação", presente no site da instituição. Os documentos incluem o formulário de identificação e proposição preenchido e assinado, o livro com e sem identificação de autoria, pareceres de membros da Comissão Editorial e Consultiva, entre outros.
No entanto, antes que este manuscrito seja de fato publicado, é preciso que ele passe por um processo de avaliação. Esta etapa envolve o Conselho Editorial da Edufu, que analisa se a obra está alinhada com os critérios acadêmicos e editoriais para que possa compor seu catálogo. Além disso, pareceristas especializados fazem a avaliação acadêmica e científica do conteúdo, a fim de certificar a ausência de marcas de plágio no material submetido.
Após a aprovação, o texto segue para a equipe editorial, a qual é responsável por garantir sua clareza, coesão e adequação aos padrões da Editora da UFU. Este processo consiste na preparação do texto, que inclui tanto a edição do conteúdo escrito quanto a revisão ortográfica, gramatical e da norma ABNT (ou alguma outra que seja adotada pela obra).
Durante esta etapa, a equipe de revisores da Edufu realiza intervenções cuidadosas que visam a aprimorar a fluidez do texto, sempre respeitando a voz do autor e assegurando a qualidade editorial necessária para a diagramação.
Quando o texto se encontra finalizado, é chegado o momento de dar forma ao livro. No próximo estágio do processo editorial, o trabalho é entregue ao designer gráfico e ao diagramador da Editora da UFU, que são os profissionais responsáveis pela apresentação visual da obra. O designer gráfico desenvolve a capa e estabelece a identidade visual do livro, criando uma estética atraente e coerente com seu conteúdo. Já o diagramador estrutura o texto e seus elementos gráficos, garantindo um layout equilibrado, profissional e agradável para a leitura.
Antes de sua impressão, o livro passa por uma última revisão para conferir se todos os seus elementos estão na disposição correta. Esta etapa consiste na leitura de prova, em que qualquer pequeno detalhe que tenha passado despercebido nos estágios anteriores ainda pode ser corrigido antes que a primeira tiragem da obra seja impressa pela gráfica.
Com o livro pronto e publicado, é preciso que ele atinja a atenção de seu público-alvo. Nesta etapa, quem entra em ação é o time de comunicação e de vendas da Edufu: a equipe de divulgação prepara materiais voltados para a divulgação da obra e organiza eventos de lançamento abertos para as comunidades interna e externa à UFU, enquanto os funcionários da livraria física efetuam a venda e o controle de estoque de cada exemplar expedido.
E assim nasce um livro! Este é um trabalho coletivo que envolve muitos profissionais dedicados a transformar conhecimento em publicações de qualidade e que difundem a ciência entre toda a população. “Um processo editorial bem estruturado e eficiente permite que o Conselho tome decisões seguras a respeito do que publicar ou não”, reforça um dos membros do Conselho Editorial da Edufu, Eduardo Warpechowski.
Para mais curiosidades sobre os bastidores da Editora da UFU, acompanhe seu perfil no Instagram (@edufu_oficial) ou faça uma visita à livraria física, localizada no saguão do Bloco 3Q do Campus Santa Mônica.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Edufu; UFU; Editora da Universidade Federal de Uberlândia; Produção acadêmica;
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS