Pular para o conteúdo principal
Institucional

UFU em Pessoas: uma universidade construída por muitas histórias

Campanha institucional, em comemoração aos 47 anos de federalização, visa valorizar histórias de pessoas que têm a UFU na sua trajetória de vida

Publicado em 23/05/2025 às 15:58 - Atualizado em 23/05/2025 às 16:57

Arte: Comunica UFU

Ser parte de algum grupo e/ou espaço é uma forma de nos construirmos como pessoa e definirmos os rumos da nossa trajetória. O sentimento de pertencimento é construído por meio de experiências significativas nas relações cotidianas, na identificação de valores que criam laços emocionais e nos tornam um só.

Uma só história, mas escrita a várias mãos. Assim é a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) que, desde 24 de maio de 1978, vem construindo o seu legado através de pessoas que transformam corredores, laboratórios, fazendas, museus, salas de aula e as próprias cidades que as acolhe em espaços cheios de significado, movimento e afeto. São diferentes trajetórias, culturas e perspectivas que enriquecem a nossa universidade e constroem uma instituição feita por pessoas e para pessoas.  

Queremos compartilhar essas histórias, agradecer a todos que passaram e estão por aqui fazendo com que a UFU cresça cada vez mais e seja essa potência em ensino, pesquisa, extensão e cultura para todo o Brasil. Para isso, iremos contar as vivências de várias pessoas que têm a UFU como parte da sua vida – ou até ela toda. “UFU em Pessoas” é uma campanha institucional que, a cada mês, irá compartilhar a história de um estudante, técnico, docente ou tantos outros que fazem, ou fizeram da UFU um lugar de aprendizado, transformação e pertencimento. 

“UFU em Pessoas” é uma campanha sobre quem somos. E somos muitos! 

A primeira história será contada neste sábado, 24 de maio, na mesma data em que a UFU comemora seus 47 anos de federalização. Até 1978, Uberlândia contava apenas com a Universidade de Uberlândia (UnU) - uma junção do Conservatório Musical de Uberlândia (1957); das faculdades de Direito (1959); Filosofia, Ciências e Letras (1960); Engenharia (1961); e Ciências Econômicas (1963);​​​​​​ - e a Escola de Medicina e Cirurgia de Uberlândia (1967). Com a Lei nº 6.532, sancionada pelo então presidente do Brasil, Ernesto Geisel, a UnU integrou a Escola de Medicina e tornou-se uma instituição federal. Com isso, Uberlândia não só ganhou mais investimentos na área da educação superior, como tam´bém tornou-se a casa da 14ª melhor universidade do país, de acordo com o Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado em 2024. Já no contexto das universidades federais, ela ocupa o 11º lugar e, entre as instituições de Minas Gerais, é a segunda colocada.

Além de Uberlândia, as cidades de Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas também contam com campus da UFU e, juntas, essas três cidades ofertam 19 cursos de graduação, além de programas de pós-graduação. Com isso, a UFU contribuiu com o crescimento e a educação de todo o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. 

Acompanhe a campanha "UFU em Pessoas" pelos nossos canais oficiais e permita-se emocionar, se reconhecer e se orgulhar de fazer parte da nossa história. 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU 

Palavras-chave: UFU em Pessoas Campanha Institucional UFU 47 anos Federalização UFU

A11y