Publicado em 01/08/2025 às 15:22 - Atualizado em 11/08/2025 às 11:34
O "Mini Vem pra UFU" foi uma iniciativa colaborativa entre a coordenadora do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Física, Mariana Odashima e o Coordenador Danylo de Oliveira, responsável pelo PET do curso de Engenharia Química. O evento contou com a participação, também, dos cursos de Biomedicina, Engenharia Mecânica, Filosofia, Zootecnia, Matemática, entre outros. A ideia surgiu após uma solicitação de visita da Escola Estadual Achiles Malvezzi, do município de Potirendaba, no interior de São Paulo. A escola organizou a visita com ajuda da prefeitura do município, que enviou 50 alunos, dos 1° ao 3° anos do ensino médio para a visitação aos campi da UFU.O evento contou com uma palestra de Antônio Machado, da Diretoria de Estudos e Pesquisas Afro Raciais, que teve como tema central o ingresso na Universidade e as cotas sociais. Os alunos foram instruídos sobre como se candidatar à Universidade e as modalidades de ingresso. Também foram discutidos o que são as cotas e quais seus motivos dentro da sociedade. A palestra, segundo o próprio Antônio, foi uma Roda de conversa com o intuito de instruir e escutar os alunos do ensino público e entender o pensamento deles sobre a educação superior no Brasil. "Essas palestras sobre cotas são de extrema importância para que o candidato tenha consciência da modalidade que ele possa concorrer, evitando que ele se inscreva a uma vaga que não tenha direito, e perca a vaga em uma instituição de ensino público", destacou Antônio Machado
Após a palestra, os alunos foram encaminhados à Mostra de cursos. Cauã Henrique, membro da Equipe de Propulsão e Tecnologia Aeroespacial do curso de Engenharia Mecânica, foi um dos participantes e estava apresentando seu curso. Ele destacou a importância do evento para os alunos de escola pública e como essa visita demonstra a capacidade de todos a terem acesso ao ensino superior. Cauã destacou, também, que a visita contribuirá na tomada de decisão sobre a futura carreira, ressaltando que este contato é importante, neste período de conclusão do colegial . "Além de ser importante para o conhecimento é bom para galera se sentir mais à vontade, quando chegar na faculdade", comentou Cauã. "Adorei os campi da UFU, as pessoas que estudam e trabalham aqui são muito acolhedoras. A visita de hoje foi muito importante para que possamos abrir nossos olhos para outras faculdades, pois nós, que somos do interior de São Paulo, ficamos muito focados nas grandes universidades do nosso estado, e acabamos por fixar nossas opções apenas lá. Porém, ao visitar a UFU ela entrou na minha lista de Universidades para cursar, e pretendo prestar o vestibular da UFU", explicou Isabella Neves, estudante do segundo ano do ensino médio, que participou da mostra.
O evento foi aberto ao público e contou com emissão de certificados aos participantes.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: #VEMPRAUFU #EntreiNaUFU Ensino básico #TônaUFU
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS