Pular para o conteúdo principal
Inovação

Professor da Femec/UFU recebe prêmio ‘Pessoa Inovadora do PD&I’ da Aneel

O projeto é uma parceria com a Celesc e utiliza inteligência artificial em drones-robôs para manutenção e instalação de sinalizadores em cabos de alta tensão

Publicado em 18/09/2025 às 12:57 - Atualizado em 22/09/2025 às 17:53

Os concorrentes nas categorias individuais foram indicados por empresas do setor elétrico, que tinham direito apenas a um nome por função, no período de 1º de julho a 15 de agosto. (Foto: arquivo pessoal/Rogério Gonçalves)

 

Em cerimônia realizada em Manaus (AM), na noite desta quarta-feira, 17, o docente e pesquisador da Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (Femec/UFU), Rogério Gonçalves, recebeu o prêmio Aneel de Inovação na categoria “Pessoa Inovadora do PD&I”. A honraria foi conquistada pelo desenvolvimento de um projeto realizado na Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) S.A., em parceria com o técnico em eletrotécnica da empresa, Rafael Zimmermann, da Agência Regional de Jaraguá do Sul.  

Gonçalves reforça que a premiação individual é uma conquista de um coletivo muito grande. “Este prêmio recebido por mim e pelo Rafael, é fruto de um trabalho conjunto que envolveu diversos alunos de graduação, pós-graduação, professores e técnicos por parte da UFU e de diversos profissionais da Celesc”, frisa o docente. 

 

Saiba mais sobre o projeto 

O projeto vencedor é uma inciativa que visa aumentar a segurança dos profissionais e reduzir custos operacionais no setor energético. O trabalho usa inteligência artificial em drones-robôs para manutenção de diversos componentes presentes no sistema de distribuição de energia, como instalação de esferas de sinalização, limpeza de cadeias de isoladores, remoção de detritos - como restos de pipas -, instalação de amortecedores de vibração, entre outras tecnologias. 

“A humanidade é altamente dependente da eletricidade e a demanda por energia elétrica cresce constantemente, levando à expansão das linhas de transmissão e distribuição. Com o aumento, também surge a necessidade de manutenção dessas linhas e seus acessórios para garantir seu bom funcionamento”, explica o pesquisador que também ressalta a periculosidade do trabalho dos técnicos que realizam a inspeção dos cabos de alta tensão. “Essa é uma das profissões mais arriscadas do mundo, por isso, é essencial usar tecnologias na fronteira do conhecimento para reduzir esses riscos e proteger vidas humanas. A manutenção dos componentes presentes no sistema de distribuição é uma das tarefas mais significativas das concessionárias de energia e esse projeto é inovador com soluções únicas a nível nacional e mundial”, complementa Gonçalves. 

A Celesc, em parceria com a UFU, e apoiada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), desenvolveu esse projeto dentro do Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e já recebeu diversos pedidos de patentes e publicações, inclusive com a obtenção de diversas cartas-patentes e publicações em periódicos científicos. Também foram desenvolvidos ou estão em desenvolvimento diversos trabalhos de Iniciação Científicas, dissertações e teses. 

 

Prêmio Aneel de Inovação 

É a primeira vez que a Aneel realiza esta premiação, que visa reconhecer empresas, profissionais e pesquisadores que se destacam pela gestão estratégica e pelos resultados gerados no âmbito do PD&I. Ao todo, foram 12 premiações entregues, sendo: nove para empresas do setor; uma para a empresa que destinou o maior percentual de investimentos para instituições de pesquisa sediadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste; um para profissional de empresa de energia elétrica; e um para pesquisador de executora de PD&I com contribuições significativas para a inovação do setor elétrico. 

O “Prêmio de Pessoa Inovadora em PD&I” é a categoria que reconhece as contribuições individuais para o setor elétrico. No caso, essa premiação é entregue tanto a um profissional da área quanto um pesquisador. Os vencedores da categoria são indicados pelas empresas vinculadas aos projetos de PD&I da Aneel e selecionados com base nas suas inovações e contribuições para o plano estratégico da agência. 

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: Femec PD&I inovação Energia elétrica

A11y