Publicado em 27/11/2025 às 16:40 - Atualizado em 04/12/2025 às 12:40
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizou no dia 27 de novembro um evento sobre a importância estratégica da inteligência artificial (IA) para o futuro da educação. A abertura foi realizada na Sala dos Conselhos, localizada na reitoria, campus Santa Mônica, e contou com a presença e fala do reitor Carlos Henrique de Carvalho; de Cynthia Braga Guerra, diretora e representante do secretário de Inovação municipal de Uberlândia, Fabiano Alves, e do pró-reitor da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós Graduação (Propp), Thiago Paluma.
Dada a palavra, a diretora da Secretaria de Inovação, Guerra comentou sobre a presença da IA em Uberlândia e o foco estratégico do tema estar sendo discutido pela comunidade e pela Universidade. “Uberlândia vive um momento único. Há 25 anos nós sonhávamos em criar um ecossistema inovador capaz de transformar a nossa cidade em um polo tecnológico. E hoje isso é uma realidade. [...] Quando todas as pessoas, e não importa a entidade que você está, se tornam únicas, isso transforma qualquer cidade, consequentemente o nosso país”, comentou Guerra.
Em seguida, o pró-reitor da Propp deu continuidade à fala de Guerra sobre como Uberlândia vive um cenário favorável ao desenvolvimento de IA. “Nós temos aqui também, recentemente aprovado pelo professor Carlos, os cursos de Inteligência Artificial. E nós temos discutido bastante o tema, tanto nós, do lado da universidade, quanto do municipal e do poder público”, complementou Paluma.
Finalizando a mesa de abertura, o reitor Carlos Henrique de Carvalho falou sobre a importância dos estudos em IA dentro da universidade e seu desenvolvimento para a cidade. O reitor fechou sua fala com uma reflexão de título provisório “Os impactos éticos, políticos, sociais e econômicos da inteligência artificial”.
Aproveitando a oportunidade, foi entregue à universidade pela Comissão de IA da UFU, desenvolvida com membros de diversas faculdades da UFU, o documento “Recomendações e Políticas de Uso de IA na Educação”, presidido pelo professor da Faculdade de Engenharia Elétrica (Feelt), Alexandre Cardoso. A pesquisa foi feita com a comunidade UFU, entre docentes, discentes, técnicos e terceirizados e abordou como o uso da IA pode ser aplicada em pesquisa e aprendizagem de forma ética e correta.
Durante o dia, acontecerão painéis, debates e palestras voltadas todas ao tema. Foram convidados professores e especialistas da área como os docentes da Universidade Federal de Goiás (UFG), a professora Telma Woerle diretora executiva do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA) e o professor Laerte Guimarães, entre outros convidados.
Confira as imagens da solenidade de abertura:
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica.
Palavras-chave: Seminário inteligência artificial inteligência artificial UFU
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS