Pular para o conteúdo principal
Pós-Graduação

Capes realiza Censo da Pós-Graduação

Participantes de programas stricto sensu devem responder até 26 de fevereiro

Publicado em 23/01/2026 às 15:27 - Atualizado em 23/01/2026 às 15:46

Informações coletadas serão utilizadas como estatísticas oficiais da Capes para a pós-graduação (Fonte: Banco de imagens/Freepik)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) realiza o seu segundo Censo da Pós-Graduação stricto sensu até 26 de fevereiro. A pesquisa visa a melhoria do Sistema Nacional de Pós-Graduação utilizando as respostas como dados oficiais para formulação de políticas públicas e tomadas de decisões do órgão. O censo é realizado anualmente de maneira online pela plataforma Sucupira e abrange todos os programas de pós-graduação do país.

O formulário foi disponibilizado no dia 3 de dezembro de 2025 e corresponde àquele ano. A divulgação dos resultados está prevista para 16 de novembro de 2026. Devem responder o censo todos os docentes, pós-graduandos de mestrado ou doutorado, pesquisadores em estágio pós-doutoral que não atuam como docentes e coordenadores de programas de pós-graduação.

A diretora de Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Yara Cristina de Paiva Maia, reforça a participação efetiva dos participantes: “convocamos docentes, discentes e pós-doutorandos a realizarem o preenchimento com responsabilidade e brevidade, assegurando dados fidedignos e fortalecendo, de forma coletiva, a pós-graduação da UFU”.

O censo busca recolher dados demográficos, com ênfase nas condições socioeconômicas, culturais, étnicas, raciais, de gênero e da educação especial. Além disso, cada grupo de respondentes recebe um formulário adaptado ao seu perfil e às suas atividades acadêmicas.

Maia explica ainda a importância das respostas para o avanço da UFU e da pós-graduação no país: “O Censo da Pós-Graduação é uma ação obrigatória e estratégica para a consolidação e o fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação. É por meio dele que a Capes reconhece a produção acadêmica, a formação de recursos humanos e o impacto científico e social da pós-graduação”. Com isso, a instituição visa a elaboração de relatórios sobre a situação da pós-graduação no país e a promoção do acesso à informação. Todos os dados serão tratados de forma anônima e de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica.

Palavras-chave: censo Capes Pós-graduação Pesquisadores

A11y