Videocast

Episódio 50 do 'UFUCast' traz a valorização e proteção das mulheres ao centro da conversa

Bate-papo apresentou detalhes sobre a campanha 'Mês do Respeito' e debateu como todos nós podemos atuar por uma sociedade mais saudável para todos os gêneros

Publicado em 09/03/2023 às 14:24 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Imagem: Reprodução

O UFUCast completou a marca de 50 episódios no último dia 2 de março, quinta-feira, com uma edição especial sobre o "Mês do Respeito". Durante o programa, os jornalistas Matheus Minuncio e Sara Camelo entrevistaram a psicóloga Valéria Paiva Casasanta, da Divisão de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (Disau/UFU), e a assessora da Reitoria Cândice Lisbôa Alves, que atua na Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae/UFU). A conversa foi sobre a programação da campanha, o Dia Internacional das Mulheres, os serviços na área oferecidos na universidade e o trabalho desenvolvido na Comissão Permanente de Acompanhamento da Política Institucional de Valorização e Proteção das Mulheres (CPMulheres/UFU).

Marcado pelo Dia Internacional das Mulheres no seu oitavo dia, março também é conhecido como “Mês da Mulher”, justamente por conta dessa data. Mas, para além de celebrar o feminino, homenagear as mulheres com flores e bombons, a ocasião exige uma reflexão sobre a luta delas por espaço e direitos. Também, é necessária ação de todos os entes e pessoas envolvidas para conscientizar e combater quaisquer tipos de violência inflingidos contra o sexo feminino, seja no ambiente social, familiar, de trabalho, ou acadêmico.

Nesse sentido, a Universidade Federal de Uberlândia, desde maio de 2021, já tem estabelecida a “Política Institucional de Valorização e Proteção das Mulheres”, que em seu artigo segundo define: “[...] deverá orientar as ações voltadas à valorização e defesa das mulheres, ao enfrentamento, à prevenção de quaisquer tipos de violência contra as mulheres, ocorridas nos campi e/ou estruturas físicas ligadas à Universidade e outras ações mais amplas no âmbito do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão.”.

Ao encontro disso, em agosto de 2021, surgiu a CPMulheres, com os propósitos de acompanhar a conversão da política em ações práticas de conscientização e mudança sociocultural, além de garantir a erradicação de qualquer forma de violência que ocorra dentro do ambiente universitário, contemplando estudantes, docentes e técnicas administrativas, terceirizadas, colaboradoras etc.

Como destaca Casasanta, para além de penalização, é necessário atuar na prevenção das violências contra a mulher se valendo da informação e da conscientização dessa realidade. Ela argumenta que, somente assim, as transformações serão sentidas a longo prazo. “Nosso papel em promover eventos, locais de formação na área da educação, é para que a geração que venha encontre um mundo diferente”, sublinha.

A psícóloga da Disau explicou que a Política Institucional de Valorização das Mulheres da UFU possui quatro grandes programas basilares, sendo eles:

• Programa de Acolhimento e Acompanhamento: para acolher mulheres vítimas de violência dentro da universidade;
  • Programa de Pesquisa, Extensão, Ensino e Cultura;
  • Programa de Infraestrutura;
  • Programa de Enfrentamento, Divulgação e Capacitação: para realização de campanhas, informações, sobre o tema, visando à mudança comportamental das pessoas.

Nessa linha, a programação do "Mês do Respeito" está tendo como temática central "Visibilidade Feminina" e transcorrerá até o final de março, incluindo mesas-redondas, oficinas e muitos outros eventos. No próximo sábado (11/03), por exemplo, o "Agita UFU" trará, entre suas atividades, o projeto “É da nossa conta”, voltado à conscientização sobre a temática - leia matéria especial do Portal Comunica UFU sobre a campanha.

UFUCast

A transmissão foi realizada pelo canal da UFU, no YouTube, e nas principais plataformas agregadoras de podcast. Esse projeto é elaborado pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU), com execução técnica da Fundação Rádio e Televisão Educativa de Uberlândia (RTU). O objetivo do videocast é apresentar aos espectadores e ouvintes a universidade para além de seus muros e os pesquisadores para além de suas pesquisas.

Vale lembrar que você também pode acompanhar os cortes da entrevista da semana por meio do Instagram, no perfil @UFU_Oficial. Além disso, a Rádio Universitária FM veicula às terças-feiras, a partir das 20h, a versão gravada do episódio da semana.