Pular para o conteúdo principal
Esporte e Lazer

UFU conquista medalha inédita nos JUBs Recife 2024

Equipe masculina de fut7 ficou em terceiro lugar na competição

Publicado em 15/04/2024 às 12:02 - Atualizado em 19/04/2024 às 14:52

Disputa pela medalha de bronze aconteceu no último dia 6 de abril, sábado, no Gramadão Jardim do Alah, em Recife. (Foto: Rafael Bandeira/CBDU)

É bronzeee! 

Depois de bater na trave por uma posição no pódio na edição do ano passado, a equipe masculina de fut7 da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) finalmente conquistou sua primeira medalha nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). A competição deste ano aconteceu entre os dias 1º e 6 de abril, na capital pernambucana, Recife. Esta foi a sétima participação do time, que representou o estado de Minas Gerais no torneio. Na maioria delas, a UFU encerrou a campanha nas quartas de finais. Apenas em 2023, chegou às semis, mas acabou ficando em quarto lugar. Já neste ano, o time, que novamente foi para disputa do terceiro lugar, conseguiu vencer o adversário no shoot out e voltou para casa com a medalha de bronze. 

O estudante de Fisioterapia Igor Tavares já é um veterano na equipe e o atual capitão dela. O atleta participa dos JUBs desde 2016, quando ainda era estudante do curso de Educação Física. Já disputou as competições de futebol de campo quatro vezes, fut7 por outras três vezes e uma no futsal. Ele ressalta que a UFU amadureceu muito nos torneios e ganhou reconhecimento, principalmente após integrar o top4 em 2023. “No começo era muito gratificante a gente estar entre os oito [melhores do país]; depois, estar entre os quatro. Agora é comum falar que a UFU está entre os quatro do Brasil. Neste ano a gente conseguiu ganhar medalha. [...] Então, acredito que a UFU já entra como uma das favoritas, até nos JUBs; e esse reconhecimento é muito bom para a universidade e os atletas também”, afirma o estudante.  

 

Campanha nos JUBs 2024 

Apesar de não ter chegado á final para disputar a medalha de ouro, o time da UFU encerrou a competição sem derrotas. Foram seis jogos, sendo três vitórias na fase de grupo e três empates - todos estes na fase de "mata-mata" e decididos no shoot out. Os placares de cada partida foram, pela ordem: 

  • UFU 5 x 2 PUC (RJ);  

  • Unama (PA) 0 x 3 UFU;  

  • Unip (SP) 1 x 3 UFU; 

  • Quartas de final: UFU 1 (2) x (1) 1 Ufersa (RN); 

  • Semifinal: UFU 2 (2) x (3) 2 Multivix (ES); 

  • Disputa de terceiro lugar: Unit (SE) 3 (1) x (2) 3 UFU - única partida que contou com transmissão pelo canal da CBDU no YouTube

A disputa que deu à UFU a medalha de bronze, além de trazer essa conquista inédita, também mostrou a garra e determinação da equipe, que buscou o empate a todo momento no jogo, conseguiu levar a decisão para shoot out e sair com a vitória. A Unit abriu o placar logo no início da partida, com menos de 3min. Aos 13min, a UFU conseguiu empatar, mas viu o adversário ficar em vantagem novamente nos minutos finais do primeiro tempo. 

No retorno do intervalo, também logo no início do segundo tempo, com menos de 1min, a Unit marcou mais um: 3 a 1 para o time paulista. A reação da UFU para o empate por 3 a 3, no tempo regulamentar, veio da cabeça e dos pés do Tavares, que fez seu primeiro aos 11min, num cabeceio, e aos 19min deu números finais ao placar, numa jogada criada por ele mesmo. 

Estudantes-atletas do time de futebol 7 da UFU no pódio, após receberem a premiação do terceiro lugar
Alguns dias antes, boa parte do elenco havia conquistado o vice-campeonato de futsal nos Jogos Universitários Mineiros, em Monte Carmelo. (Foto: Rafael Bandeira/CBDU)

A presença do técnico Erick Borges se deve à parceria entre a UFU e o Praia Clube. O treinador valoriza o trabalho do time e lembra que o elenco já vem trabalhando junto há um ano e meio. “No ano passado, a maioria desses atletas jogaram o futebol de campo; essa mesma base veio para o fut7 masculino para disputar o Brasileiro. Já é uma base bem solidificada, com atletas de muita qualidade técnica e boa força física. Aliando tudo isso a um bom esquema tático, nós conseguimos ter uma boa performance”, aponta Borges, dizendo que acredita que o time irá evoluir ainda mais com a sequência dos trabalhos deste ano, já visando 2025.

 

Destaques individuais 

A artilharia do time da UFU na competição ficou empatada entre Igor Tavares e Guilherme Augusto, estudante de Engenharia Mecânica e popularmente chamado de "Brinquedo", com quatro gols. A diferença entre os dois atletas é que o graduando da Fisioterapia marcou três vezes durante os jogos e apenas uma em shoot out. Já o futuro engenheiro fez o contrário, converteu três shoot outs e marcou um gol no tempo normal. Mas, por escolha do capitão, o destaque de artilharia fica com o companheiro de campo. “Pode falar que ele que foi o artilheiro da equipe, aí. Guilherme foi o artilheiro da UFU nos JUBs. É muito difícil ele passar em branco. O homem faz gol em todo jogo”, testemunha Tavares. 

A UFU, além de conquistar a medalha de bronze, voltou da competição com outro título, mas individual: o de goleiro destaque. Também graduando de Fisioterapia, Arthur Moraes foi eleito pelo público como o melhor goleiro dos JUBs Recife 2024. A votação aconteceu pelo Instagram da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU), que é quem organiza as competições universitárias nacionais. O estudante-atleta se diz muito grato pelo reconhecimento. “Só tenho que agradecer à universidade, todo mundo aí que votou; agradecer a todos os meus companheiros, família, amigos; enfim... É um prazer muito grande também sair com mais esse título de lá e saber que a gente poderia ter almejado mais”, completa Arthur, que recebeu como premiação um novo par de luvas. 

O goleiro da equipe já participou dos JUBs duas vezes. No ano passado, competiu no futebol de campo, na edição que aconteceu em Curitiba, e, neste ano, foi a primeira vez que disputou o fut7.  Somando todas as disputas, Arthur fez cinco defesas de shoot out, que contribuíram decisivamente para a conquista do bronze. “É uma responsabilidade muito grande [ser goleiro numa decisão por shoot out]. É uma medalha inédita para a UFU. Eu só queria conseguir proporcionar isso para os meus companheiros de equipe, para a universidade e para Minas Gerais”, resume o futuro fisioterapeuta.  

Goleiro do time da UFU com premiação de destaque da competição
Arthur contou com divulgação de colegas, familiares e do Arquibancada UFU - projeto de cobertura esportiva universitária da UFU - para vencer a disputa pelo título individual. (Foto: Rafael Bandeira/CBDU)

 

Sem descanso 

Boa parte da equipe da UFU que competiu nos JUBs Recife - tanto a masculina, quanto a feminina - também disputou o futsal dos Jogos Universitários Mineiros (JUMs), que aconteceram em Monte Carmelo, na semana anterior da competição nacional. Entre as duas equipes, no total, foram 17 estudantes-atletas que emendaram as competições.  

Igor Tavares declara que foi bem desgastante competir os dois campeonatos em sequência e que o resultado final no Mineiro, o vice-campeonato no futsal, abalou um pouco o lado emocional do time, o que impactou na performance da primeira partida do fut7. “A gente demorou a 'mudar a chavinha', a ter essa reação que já estávamos em outro campeonato. [...] A maioria das outras equipes lá estavam inteiras, começando do zero, e a gente já vinha desgastado de outra competição, [...] Pelo emocional estar um pouco abalado, por ter perdido a final, a gente começou perdendo o primeiro jogo de 2 a 0. [...] Mas conseguimos virar o jogo para 5 a 2. Além da parte física, teve esse lado emocional também que foi bem desgastante de emendar essas duas competições”, ressalta o atleta. 

A equipe feminina de fut7, que também teve uma boa quantidade de integrantes emendando JUMs com JUBs, terminou a competição nacional em sétimo lugar. Diferente do masculino, elas não tiveram o time construído com base no futebol de campo. O projeto é mais recente, iniciado ano passado, quando as jogadoras também participaram da primeira competição, os JUBs Curitiba, e terminaram em 12º lugar. Já na edição deste ano do torneio, em Recife, o resultado final foi o 7º lugar. 

Elenco do time feminino de futebol 7 da UFU
Equipe feminina se classificou pela primeira vez às quartas de final, ficando em segundo lugar no grupo. (Foto: Rafael Bandeira/CBDU)

O treinador Erick Borges, o mesmo da equipe masculina, avalia de forma muito positiva a evolução do time. “Fizemos um bom jogo contra uma das equipes que foi semifinalista, a do Ceará. Fizemos um jogo bastante equilibrado. Tomamos um gol no início da partida; depois, tivemos chance até de empatar, só que no último lance tomamos o segundo gol. Mas a equipe mostra uma evolução muito grande; são meninas muito determinadas, focadas. A gente acredita que para o próximo ano será ainda melhor”, projeta o técnico. 

A equipe feminina encerrou a competição na fase de quartas de finais, com uma vitória e duas derrotas. Os placares de cada partida foram: 

  • UFU 3 x 0 UFG (GO); 

  • Ufersa (RN) 2 x 1 UFU; 

  • Uniateneu (CE) 2 x 0 UFU.

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU. 

 

Palavras-chave: Esporte Universitário Equipe de Treinamento Diesu UFU/Praia Clube Proae

A11y