Skip to:

FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

03/11/2020 - 15:06 - Atualizado em 06/11/2020 - 12:29
Podcast 'Ciência ao Pé do Ouvido' aborda saúde do homem e masculinidades
Episódio de novembro tem a participação de pesquisadores e profissionais das áreas de Medicina, Letras e Enfermagem
Por: 
Diélen Borges

 

Arte: Marcel Arantes

 

Chegamos ao Novembro Azul, o mês da campanha de conscientização sobre os cuidados com a saúde do homem. Afinal, em média, os homens vivem sete anos a menos que as mulheres. Por que isso acontece? Os convidados do episódio #09 do podcast "Ciência ao Pé do Ouvido" vão responder a essa e outras perguntas.

Eu, Diélen Borges, apresento esta edição do programa e entrevisto o médico Theo de Sousa, que faz parte da equipe de Urologia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC/UFU). Ele fala sobre quais devem ser os exames de rotina do homem, o que é o câncer de próstata e quais outros problemas podem afetar a população masculina. Nós conversamos sobre saúde mental, saúde sexual, hormônios, alimentação e atividade física. 

O episódio traz também uma coluna com o pesquisador Lucas Guzzo, que é estudante do sétimo período de Letras, da UFU. Ele estuda representações de raça, gênero e sexualidade e, no "Ciência ao Pé do Ouvido", faz uma reflexão sobre masculinidades. 

No quadro "Diz Aí", o enfermeiro Marcelo Firmino, que também trabalha no HC/UFU e pesquisou sobre saúde do homem, no mestrado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, do Instituto de Geografia da UFU, vai responder às dúvidas dos nossos ouvintes. No final, temos as dicas de divulgação científica no quadro "Anexos", com o estagiário de jornalismo Jhonatan Dias.

 

Ouça gratuitamente no ANCHOR, no SPOTIFY ou em outros aplicativos de podcast

 

 

O podcast “Ciência ao Pé do Ouvido” é produzido pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Para falar com a equipe, escreva para comunicaciencia@ufu.br, siga no Twitter (@aopedoouvidopod) e no TikTok (@cienciaaopedoouvido). 

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2023. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal