Skip to:

FacebookInstagramLinkedinTikTokTwitter YoutubeFeed RSS

  • Aumentar
  • Diminuir
  • Normal

Current Size: 100%

01/12/2020 - 17:51 - Atualizado em 07/12/2020 - 13:50
Ouça o episódio final da 1ª temporada do ‘Ciência ao Pé do Ouvido’
Podcast da UFU fala sobre trabalho de cientistas e divulgadores
Por: 
Jhonatan Dias

 

Imagem: Photo by Science in HD on Unsplash. Arte: Marcel Arantes

 

2020 foi um dos anos em que a ciência mais teve visibilidade no jornal, televisão, nas redes sociais e outras mídias que surgem a todo momento. Quantas vezes você já ouviu falar sobre a ciência para entender a Covid-19, isolamento social, vacinas e vírus? Ou ficou sabendo de uma live do biólogo Atila Iamarino? Esses são exemplos de divulgação científica, e é esse assunto que o episódio de dezembro do ‘Ciência ao Pé do Ouvido’ discute. 

Os divulgadores tomam como missão espalhar a palavra da ciência e engajar a sociedade no debate sobre o que os pesquisadores têm feito. "Então, é Natal: e o que a ciência fez?" Esse é o título do episódio #10, que está disponível nas plataformas SPOTIFY, GOOGLE PODCASTS, ANCHOR e outras. 

A jornalista Josielle Ingrid, da Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU), entrevista a colega de profissão Natália Flores, editora da Agência Bori. Por que a comunicação sobre a ciência tem ganhado tanto destaque? “Porque a ciência tem enfrentado vários momentos de descrédito nos últimos anos, e de falta de confiança na sociedade.” Qual é a finalidade? “O objetivo é conseguir fazer que as pessoas confiem na ciência. Ela precisa de apoio popular para que a gente consiga financiamento de projetos e fomento”, responde Flores.

O episódio também conta com a participação da jornalista Diélen Borges no quadro Anexos. A gente posta todos os links do quadro lá no Twitter do Ciência ao Pé do Ouvido.

Por ser o último do ano, e da primeira temporada, o programa ainda traz alguns flashbacks de entrevistas anteriores. Aproveite para relembrar episódios como ‘Mulheres na Ciência’, ‘Comemos bem?' e 'Que História comemoramos?’.

O podcast “Ciência ao Pé do Ouvido” é produzido pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Para falar com a equipe, escreva para comunicaciencia@ufu.br, siga no Twitter (@aopedoouvidopod) e no TikTok (@cienciaaopedoouvido). Ouça!

 

 

 

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Campus Santa Mônica - Uberlândia - MG - CEP 38400-902

+55 34 3239-4411 | +55 34 3218-2111

© 2023. Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolvido por CTI, com tecnologia Drupal