26/10/2021 - 09:39 - Atualizado em 27/10/2021 - 15:39
Alunos da UFU desenvolvem projeto de veículo elétrico para cadeirantes
Pesquisadores são os mesmos que criaram primeira motocicleta elétrica de alta performance da América Latina
Túlio Daniel

O Laboratório de Mobilidade Automobilística e Urbana (Lamau), da Faculdade de Engenharia Elétrica (Feelt) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), está desenvolvendo um projeto de veículo elétrico destinado a cadeirantes. O trabalho teve início em julho deste ano e está em estágiol de pré-desenvolvimento.

O grupo é conhecido por criar a primeira motocicleta elétrica de alta performance da América Latina e ficou em segundo lugar da VI edição do MotoStudent, o maior evento de motovelocidade do mundo. Agora, o laboratório pretende também atuar em outras áreas.

“A intenção nunca foi só a de criar uma moto, sempre pensamos em expandir e desenvolver a tecnologia em veículos elétricos. Desde o início, sempre tivemos a ideia de fazer algo voltado para a população cadeirante, como uma forma de retornar para a sociedade aquilo que ela investe para nós na universidade”, explica Gabriel Martins Gomes dos Santos, estudante de Engenharia Biomédica e atual diretor administrativo do Lamau.

Veículo desenvolvido para a competição MotoStudent, na Espanha (Foto: Arquivo Lamau)

O primeiro projeto trouxe visibilidade para a equipe, que pretende mostrar outros tipos de trabalho. Como a nova ideia ainda está em etapa de desenvolvimento, uma pesquisa para cadeirantes foi desenvolvida, buscando sanar algumas dúvidas e detalhes para que o projeto seja capaz de atender, de maneira mais eficiente, as pessoas com problemas locomotores em Uberlândia.

“Nós procuramos referências de veículos e pensamos numa ideia inicial que achamos interessante desenvolver para a população cadeirante, buscando trazer uma solução de inclusão relacionada a mobilidade urbana. Um veículo acessível e inclusivo que possa ser utilizado nas ruas”, conta Santos. A pesquisa pode ser acessada pelo link.

Esboço inicial do projeto de veículo elétrico para cadeirantes (Imagem: Arquivo Lamau)

Você pode acompanhar o trabalho da equipe pelas redes sociais Instagram e LinkedIn.