Pular para o conteúdo principal
Esporte

Estudantes da UFU conquistam medalhas em edição nacional dos Jogos Universitários

Delegação da Universidade Federal de Uberlândia competiu em cinco modalidades nos JUBs 2021, realizados na capital federal

Publicado em 20/10/2021 às 18:51 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:25

UFU foi representada no atletismo, natação, xadrez, karatê e também no 'acadêmico'. (Fotos: Arthur Raposo Gomes)

Realizada entre os dias 10 e 18 de outubro, em Brasília (DF), a edição 2021 dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), foi especial para alguns estudantes-atletas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU): discentes da instituição, que representaram o estado durante o evento, disputaram diferentes modalidades e trouxeram medalhas à delegação mineira.

Um dos medalhistas é o Vinícius Eduardo Silva, estudante do curso Educação Física, que foi campeão da categoria acadêmica dos Jogos Universitários com um trabalho sobre a automatização de sistema de disputa para eventos esportivos por meio de Excel, sob a orientação do professor Sérgio Inácio Nunes, da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Faefi/UFU).

Ele conta que já participou cerca de 10 vezes dos JUBs, sendo três na modalidade acadêmica e outras sete vezes no atletismo. Em 2018, Vinícius chegou a ganhar a medalha de bronze nesta mesma disputa. Para ele, agora, em 2021, voltar com a medalha de ouro para casa remete a um sentimento de "missão mais do que cumprida". "É uma sensação muito boa perceber esse reconhecimento e tal sensação dá vontade de desenvolver ainda mais", comenta.

Já entre as lutas, mais especificamente no karatê (categoria kata / masculino), a terceira colocação no pódio nacional ficou com Fernando Henrique Vital Filho, estudante do curso de Matemática. Ele expõe que treina karatê desde os seis anos de idade, já participou de outros campeonatos nacionais e internacionais relacionados à arte marcial, mas os JUBs 2021 foram a sua primeira competição universitária.

"Desde o início da pandemia, participei apenas de alguns campeonatos virtuais e os treinos também eram poucos, por conta da covid-19 e também pela faculdade. Então, voltar a competir depois de um ano, em um evento nesse nível e ainda sair com o 3º lugar foi espetacular", afirma – relevando que, inicialmente, não tinha expectativa de voltar com a medalha, mas sabia que daria o seu máximo.

Karateca Fernando Henrique Vital Filho foi medalhista de bronze

Quem também conquistou medalha de bronze foi o estudante de Educação Física Rodrigo Nunes Peres, que terminou em terceiro lugar na prova masculina de arremesso de peso: uma modalidade que ele aponta ter conhecido na faculdade, aos 17 anos.

"No geral, minha performance foi melhor que o esperado, já que, além de conseguir melhorar minha marca nas duas provas que competi (arremesso de peso e lançamento de disco), consegui ‘medalhar’ com o bronze no arremesso. Considero que a 'missão foi cumprida'. A alegria em poder trazer a medalha para casa é muito grande", comemora.

Outra medalha conquistada entre os estudantes-atletas da UFU foi a de bronze no xadrez, que foi obtida pela discente Lesly Berrios, do curso de Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações.

Ela, que já teve a oportunidade de jogar em outros campeonatos, indica que espera poder participar nas próximas edições dos Jogos Universitários. "Além da medalha, aprendi e me diverti muito nessa semana, e não só no xadrez", argumenta, agradecendo à UFU e à Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME), pelo apoio à modalidade do xadrez, além da própria Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), "porque o campeonato foi muito bom, assim como o local dos jogos e a hospedagem".

Claudio Gomes Barbosa, diretor de Qualidade de Vida do Estudante na UFU e atual vice-presidente da FUME, reforça que a prática esportiva auxilia os alunos na graduação nas partes física e mental. "Isso contribui para a melhoria do rendimento acadêmico", frisa.

Claudio Gomes Barbosa (1º à esquerda, de camiseta cinza), acompanhando uma das competições dos atletas da UFU

O técnico desportivo da UFU, Luiz Fernando Vilarinho Guimarães, concorda com os benefícios das competições esportivas universitárias para os graduandos. "O esporte proporciona disciplina, responsabilidade, paciência, foco entre outras qualidades em que irão enfrentar na vida profissional e que poderão lidar mais facilmente", enumera. Nessa edição dos Jogos, a universidade uberlandense se fez representada por estudantes-atletas de atletismo, natação, xadrez, karatê e acadêmico.

Guimarães, que atuou como técnico da equipe de natação de Minas Gerais durante os JUBs 2021, avalia ainda como positiva a participação geral dos discentes da universidade nas provas. "Foi excelente, visto o grande nível dos atletas presentes", pontua.

"A edição 2021 dos JUBs ocorreu em um contexto atípico: foi a primeira vez que o evento aconteceu desde o início da pandemia, que provocou impacto nos treinamentos e na própria organização dos Jogos, demandando medidas de segurança em prol da saúde de todos. Ficamos muito satisfeitos com a performance dos estudantes-atletas de Minas Gerais", finaliza o professor Luiz Carlos Gomes Júnior, que respondeu pela chefia de delegação do estado de Minas Gerais nos JUBs 2021.

Gomes Júnior torce para "que os bons resultados dos mineiros nos Jogos Universitários demonstrem a relevância do esporte em âmbito social e de formação profissional, incentivando também que as instituições de ensino apoiem o esporte universitário".

 

Cuidados reforçados

Organizado pela CBDU, o evento recebeu equipes de todas as regiões do Brasil. Por isso, como explicado pelo presidente da FUME, Wellington Ferreira, a participação nos JUBs 2021, seja como estudante-atleta ou dirigente, dependeu dos procedimentos de segurança contra a covid-19: ainda no ato de credenciamento, houve a necessidade de apresentar o resultado de um teste feito, bem como o comprovante de vacinação (para quem já completou o processo de imunização); já para quem, por exemplo, só tomou a primeira dose, foi preciso realizar um segundo teste para detecção de uma possível infecção do novo coronavírus.

Palavras-chave: Esportes JUBs Jogos atletas Diesu Proae UFU

A11y