Mês do Respeito

UFU publica conteúdos digitais sobre mulheres na ciência

Episódio de podcast e e-book sobre a temática são lançados nesta semana

Publicado em 15/03/2022 às 09:04 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Podcast da UFU está disponível nas principais plataformas (Arte: Viviane Aiko)

A luta de mulheres pelo acesso ao conhecimento faz parte da história da educação brasileira. Atualmente, ainda é possível enxergar as marcas deixadas pelo machismo estrutural, preconceito e desigualdade de gênero que diminuem as oportunidades oferecidas a elas. É nesse sentido que projetos da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ampliam a discussão sobre igualdade de gênero com o propósito de ampliar o acesso de meninas e mulheres à ciência.

e-Book “As potencialidades e os desafios da mulher na ciência”

Divulgado nesta segunda-feira (14/3), o livro digital As potencialidades e os desafios da mulher na ciência” foi escrito por Ana Beatriz Tavares Martins, graduanda do curso de Nutrição da UFU, e pela professora Yara Cristina de Paiva Maia, pesquisadora e docente da Faculdade de Medicina da UFU. O conteúdo aborda desde personalidades históricas femininas importantes da ciência até as dificuldades e desafios que as mulheres enfrentam no meio.

Esse e-book é o primeiro dos sete conteúdos que compõem a coleção lançada em parceria com o Mês do Respeito 2022. Confira o material completo.

Ciência ao Pé do Ouvido: episódio “Ciência e igualdade de gênero”

O “Ciência ao Pé do Ouvido” é o podcast da UFU que traz assuntos recentes e importantes sobre pesquisas e curiosidades científicas. No episódio lançado nesta terça-feira (15/3), a conversa é com Amanda Danuello e Evelyn Prais, integrantes de dois projetos da universidade voltados para o incentivo de mulheres e meninas na ciência, o QuiMinas e Meninas da Física.

O episódio conta mais sobre os projetos, além mostrar a importância de incentivar meninas e mulheres a seguir a correria científica. Acesse o podcast pelo Anchor, Spotify, Apple Music, Amazon e demais plataformas de streaming.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Dia internacional da Mulher mês do respeito podcast Ciência ao Pé do Ouvido Divulgação Científica