Divulgação científica

Ética na Ciência: como funcionam as pesquisas com seres humanos?

Podcast da UFU aborda importância de preservar a dignidade dos participantes

Publicado em 03/05/2022 às 14:52 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Podcast Ciência ao Pé do Ouvido está disponível nas principais plataformas (Arte: Ludimila de Castro)

“A ética é uma tentativa nossa de racionalizar o que é certo, o que é bom e o que é adequado”, afirma o professor Igor Lourenço, vice-coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Uberlândia (CEP/UFU). “Toda sociedade tem seus valores, procedimentos e costumes e a ética entra como uma tentativa nossa de abstrair isso e identificar os procedimentos mais corretos”, completa o docente.

Lourenço é o convidado do episódio #45 - Ética na Ciência, do podcast Ciência ao Pé do Ouvido, publicado nesta terça-feira (3/5) pela Divisão de Divulgação Científica da UFU nas principais plataformas de streaming. No episódio, falamos sobre as questões éticas relacionadas à conduta dos pesquisadores, aos valores da sociedade e aos direitos dos participantes.

Ao planejar uma pesquisa que envolva seres humanos, o pesquisador precisa submeter seu projeto a um comitê de ética, como  o CEP/UFU. “Quando avaliamos as pesquisas feitas na universidade, avaliamos se os pesquisadores estão preservando a dignidade dos seres humanos, se não vão constranger ou identificar a pessoa, por exemplo”, explica Lourenço. Criado há 25 anos, o comitê da UFU é coordenado pela professora Aleandra da Silva Figueira Sampaio.

No Ciência ao Pé do Ouvido, Lourenço explica que, no Brasil, nós temos duas resoluções que vão dizer como devemos realizar nossas pesquisas: Resolução Nº 466, de 12 de dezembro de 2012, para todas as áreas, e Resolução 510, de 7 de abril de 2016, que é especificamente para ciências humanas. Ele indica também, para os pesquisadores, o site do CEP/UFU, que reúne materiais como a Cartilha de Orientações para a Submissão de Protocolo de Pesquisa ao CEP/UFU, o Manual do Pesquisador da Plataforma Brasil e a Cartilha dos Direitos dos Participantes de Pesquisa.

Ouça a entrevista completa no Ciência ao Pé do Ouvido, disponível nas principais plataformas de streaming: Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music ou diretamente no Anchor.

Palavras-chave: podcast Ciência ao Pé do Ouvido ética Divulgação Científica