Pular para o conteúdo principal
Divulgação Científica

Como a tecnologia era vista pelo cinema?

Ciência ao Pé do Ouvido traz professor para discutir sobre computação e hackers no universo cinematográfico

Publicado em 11/10/2022 às 08:53 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

Arte: Ludimila de Castro

Você já reparou em como o cinema trata computadores e hackers? No filme Matrix, lançado em 1999, o protagonista é atraído para uma rebelião contra as máquinas. Em 1985, a produção De Volta Para o Futuro previa as tecnologias que seriam lançadas no século seguinte.

Estes são exemplos em que podemos observar a visão das telinhas acerca das inovações existentes e que poderiam existir no futuro. Qual foi o comportamento humano frente a este cenário?

Quem embarca nesta viagem pelo universo cinematográfico dos anos 1960, 1970 e 1980 é o professor André Backes, da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Uberlândia (Facom/UFU).

“Lá em 1960, a gente já tinha filmes que mostravam a ideia do tablet. O pessoal de hoje, que criou o tablet, se inspirou no filme ou o cinema realmente previu tão bem o que surgiria?”, questiona Backes.

No episódio #68, o professor também explica sobre as linguagens de programação C e C++, além de mencionar outros assuntos de computação que estão presentes em seu canal Programação Descomplicada.

O episódio já está disponível em todas as plataformas de streaming. Ouça agora no Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music ou diretamente no Anchor.

Gostou da temática? Você pode mandar um áudio com dúvidas e sugestões para o Whatsapp do Ciência ao Pé do Ouvido! O número é (34) 9966-2021. Siga o podcast nas redes sociais: Twitter (@aopedoouvidopod) e no TikTok (@cienciaaopedoouvido).

Palavras-chave: Ciência ao Pé do Ouvido podcast cinema tecnologia Cinema e Hack

A11y