Retrospectiva 2022

Top 5 notícias de Ciência mais lidas no Comunica UFU em 2022

É hora da retrospectiva, de lembrar que foi mais um ano difícil para quem faz pesquisa no Brasil, e que ainda assim a gente fez

Publicado em 21/12/2022 às 15:29 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:39

5. Onde habita o morcego vampiro?

Foto: Arquivo pessoal /Stefan V. de Oliveira

A quinta notícia mais lida neste ano, na editoria Comunica Ciência do Portal Comunica UFU, foi: “Onde habita o morcego vampiro?”. O professor Stefan Vilges de Oliveira, da Faculdade de Medicina, escreveu, na seção Leia Cientistas, sobre uma pesquisa que revelou os lugares onde é encontrado o principal transmissor da raiva nas Américas.

4. Professor da UFU é considerado o 15º melhor cientista veterinário do Brasil

Professor Matias Szabo, com mochila no ombro, e alunos em trabalho de campo. (Foto: Arquivo pessoal)

Em quarto lugar, a notícia de que “Professor da UFU é considerado o 15º melhor cientista veterinário do Brasil”. Matias Szabo é professor da Faculdade de Medicina Veterinária, pesquisa doenças dos animais e apareceu no ranking da Research.com.

3. A importância da saúde mental no combate à evasão universitária

Foto: Unsplash

A terceira notícia mais lida foi: “A importância da saúde mental no combate à evasão universitária”. Na matéria, a pesquisadora Daniela Almeida, que é assistente estudantil em Patos de Minas, fez algumas recomendações para alunos sobre as inseguranças sociais e psíquicas que podem levar à saída da graduação. Acho que voltamos várias vezes para reler!

2. Desigualdade de rendimento entre homens e mulheres na pandemia

Imagem: Freepik

Em segundo lugar, outro texto da seção Leia Cientistas. O economista Welber Tomás de Oliveira, do Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-sociais, o Cepes/UFU, escreveu sobre “Desigualdade de rendimento entre homens e mulheres na pandemia”. Ele revela que mulheres sofreram redução de mais de 220 mil vagas de trabalho, enquanto homens acumularam acréscimo de mais de 34 mil novos postos.

1. Cresce a nota de metade dos cursos de pós-graduação da UFU em Avaliação Quadrienal

Foto: Milton Santos

E em primeiro lugar, como notícia de Ciência mais lida em 2022 no Portal Comunica UFU, o sucesso dos cursos que formam nossos pesquisadores: “Cresce a nota de metade dos cursos de pós-graduação da UFU em Avaliação Quadrienal”. Lá em setembro divulgamos a Avaliação Quadrienal da Capes 2017-2020 e os destaques da UFU foram os programas de pós-graduação em Imunologia e Parasitologia Aplicadas e em Engenharia Química, que conquistaram a nota 7 (máxima), e os programas de pós-graduação em Estudos Linguísticos, em Química e em Ciências da Saúde, que subiram para nota 6. Agora em dezembro foi divulgado o resultado após a etapa de análise das comissões de área. A Engenharia Mecânica voltou para nota 7 e a Educação para nota 6.

Têm outras 300 notícias, só deste ano, aqui em comunica.ufu.br/ciencia para você relembrar. E que 2023 seja um ano com boas condições para se fazer ciência no Brasil. Até lá!

Palavras-chave: retrospectiva 2022 Divulgação Científica Ciência