Publicado em 11/11/2016 às 09:47 - Atualizado em 09/06/2025 às 22:13
Durante o último mês, os estudantes do curso de Sistema de Informação, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Thiago Amorim e Adriano Lima lançaram os aplicativos “Dengue Go” e “Meu Posto”, respectivamente. As ferramentas, que fazem parte do trabalho de conclusão de curso de ambos, estão disponíveis para download.
O “Dengue Go” tem como objetivo formar uma rede de colaboradores no combate a possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti - o transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika - permitindo um acesso mais rápido e detalhado destes focos. Segundo Amorim, o aplicativo permite que “[..] tanto a população quanto os órgãos responsáveis possam se manter atualizados quanto às regiões mais infestadas e fazer um combate mais preciso ao mosquito.”.
Já o “Meu Posto” é uma ferramenta que facilita a comparação de preços e de qualidade entre postos de combustível, sendo uma forma de livre acesso aos valores dos combustíveis nos postos mais próximos de onde o consumidor se encontra. Lima conta que a ideia de criar o aplicativo surgiu diante do crescimento no número de dispositivos móveis e da frota de veículos no Brasil.
Tanto o Dengue Go quanto o Meu Posto estão disponíveis para download em dispositivos Android. Em processo de finalização, os aplicativos podem ser avaliados pelos usuários, que auxiliam reportando possíveis problemas. Para o orientador dos alunos, professor André Becker, “essa fase é importante pois é nela que podemos detectar pequenas falhas nas funcionalidades ou de problemas de design e corrigi-los. Assim, temos certeza de estarmos oferecer um produto com a melhor qualidade.”.
Os usuários podem avaliar as ferramentas preenchendo os formulários – Dengue Go e Meu Posto – até o final do mês de novembro.
Palavras-chave: Facom apps
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS