Cidade Universitária

UFU contribui para colocar Uberlândia entre os líderes em empregabilidade no setor da Educação

Publicação lançada nesta terça-feira, 24/09, enfatiza a influência econômica e social da universidade para a região

Publicado em 24/09/2019 às 18:31 - Atualizado em 22/08/2023 às 20:33

Luiz Bertolucci, coordenador do Cepes, durante apresentação do Painel de Informações (Foto: Alexandre Santos)

Uberlândia, cidade universitária! O“Painel de Informações Municipais Uberlândia 2019 - UFU em Destaque” apresentado na manhã desta terça-feira, 24/09, mostra o panorama de atuação da universidade em temas relacionados à educação, mercado de trabalho, geração de renda e no desenvolvimento de pesquisas. Os números contribuem para confirmar que o município faz jus à denominação recebida e que a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) tem papel fundamental neste contexto.

Além de ofertar oportunidade de formação, a UFU também contribui para colocar a cidade de Uberlândia entre as que mais empregam na área de educação do interior brasileiro. A cidade ocupa o 9º lugar neste quesito, com 11.709 postos de trabalho (os dados são de 2017).

Os dados apontam que a participação da universidade na vida econômica e social da cidade extrapola as questões vinculadas à formação acadêmica. Segundo a pesquisa, a UFU empregava, em 2017, 6.789 profisssionais. “A UFU se destaca como geradora de emprego e renda para a cidade e região” analisa Alanna Santos de Oliveira, umas das autoras da publicação.

Mapa de influência da UFU

O “Painel de Informações Municipais Uberlândia 2019”, produzido pelo Centro de Estudos e Pesquisas Sócio-econômicas (CEPES), é baseado em dados oficiais como o Censo da Educação Superior, a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e o Anuário da UFU - ouça a entrevista sobre esta publicação.

A pesquisa foi fundamentada em quatro temáticas:

• Mapeamento do ensino superior em Uberlândia, em especial, os cursos de graduação presenciais;
  • Educação superior e a geração de emprego e renda;
  • Expansão das instituições de Ensino Superior e da pesquisa na UFU;
  • Índice de Preços ao Consumidor (IPC).

Um quinto tópico, sobre o orçamento da UFU,  está em fase final de pesquisa e será incorporado em breve à publicação.

IPC-Cepes

Criado em 1979, o Índice de Preços ao Consumidor é o grande termômetro da economia uberlandense, mensurando a evolução dos dados de inflação de forma periódica.

O trabalho realizado pelo Cepes possibilita avaliar o poder de compra do uberlandense e abre caminho para outras pesquisas vinculadas à área econômica e social.

Confira no infográfico abaixo os dados da inflação em Uberlândia publicados pelos Cepes (é possível consultar toda a base histórica).

Esta é a nona edição do Painel de Informações Municipais Uberlândia, a primeira edição foi lançada em 2003. Segundo o coordenador do Cepes, Luiz Bertolucci, a intenção é tornar a publicação anual. Para consultar o “Painel de Informações Municipais 2019” na íntegra, consulte abaixo ou acesse o Portal do Cepes.

Palavras-chave: CEPES Painel de Informações UFU em Destaque