Meio ambiente

Rede Resiclima inaugura projeto que visa auxiliar no combate às mudanças climáticas

Com pesquisadores da UFU e de outras universidades, projeto busca entender questões psicológicas e comportamentais, com o intuito de criar e melhorar políticas públicas acerca do clima

Publicado em 22/09/2023 às 14:48 - Atualizado em 22/09/2023 às 18:26

Mudanças climáticas. Foto: Pixabay

Visando o enfrentamento da emergência climática do planeta, a Rede Resiclima inaugurou o projeto de pesquisa “Determinantes Biopsicossociais na resposta individual e coletiva ao enfrentamento da emergência Climática”. Na quinta-feira, 14 de setembro, os marcos teóricos, metodológicos e também as estratégias de divulgação foram aprovados.

A questão central do projeto gira em torno dos fatores que influenciam o engajamento público e a percepção no enfrentamento às variantes climáticas. Com a análise dos elementos de cognição e como estes influenciam a forma de lidar com as mudanças climáticas, será possível a criação, monitoramento e avaliação de políticas públicas efetivas para combater a questão do clima.

Dentre os pesquisadores do projeto está o professor Wallisen Tadashi Hattori da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (Famed/UFU). Além do professor da UFU, o projeto também possui pesquisadores de outras instituições de ensino superior nacionais, como  Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de São Paulo (USP),  Universidade de Brasília (UNB), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio),  Universidade Federal do Maranhão (UFMA), entre outras ;e há também universidades internacionais, como a Universidade de Michigan e a Universidade de Helsinque. A coordenação geral do projeto é do professor Ulysses Paulino de Albuquerque do Centro de Biociências da UFPE.

O projeto está de acordo com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 13 da Organização das Nações Unidas (ONU), que abrange ações contra as mudanças climáticas no planeta. Dentro deste objetivo o projeto alinha-se com a meta 13.3, que busca conscientizar e fortalecer tanto as pessoas, quanto instituições em para enfrentamento das alterações no clima.

Palavras-chave: Resiclima mudanças climáticas