Pular para o conteúdo principal
Assistência Estudantil

5 dicas para garantir uma saúde mental na UFU

Com a chegada de mais uma edição da campanha 'Janeiro Branco', a Proae traz um novo debate para promover o bem-estar psicológico dos estudantes da Universidade Federal de Uberlândia

Publicado em 15/12/2023 às 15:40 - Atualizado em 22/12/2023 às 11:00

Arte: @DianaHu

No contexto atual, onde o equilíbrio emocional é crucial, garantir uma boa saúde mental torna-se incontestável, especialmente em rotinas acadêmicas como as da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 

Assim, a psicóloga da Divisão de Saúde (Disau), Milene Dias, preparou uma relação com cinco dicas/propostas que, em sua avaliação, podem contribuir para promover para promover um melhor equilíbrio emocional em qualquer pessoa. Aqui vão elas:

 

1 - Reserve tempo para si mesmo(a): 

  • Priorizar o autocuidado é mais do que uma prática comum, é uma necessidade. Ao dedicar um tempo para si mesmo(a), seja através de uma rotina de skincare relaxante ou desfrutando de um banho revigorante com sua playlist favorita, você fortalece a relação consigo mesmo(a), tornando a jornada mais leve e prazerosa. 

  

2 - Noites de sono restauradoras: 

  • Uma boa noite de sono é fundamental para recarregar a mente. Evite estimulantes à noite, como café ou bebidas açucaradas, e crie um ambiente propício para o descanso, desligando dispositivos eletrônicos e mantendo o quarto escuro. 

  

3 - Alimentação saudável para a mente: 

  • A conexão entre uma alimentação equilibrada e a saúde mental não pode ser ignorada. Desfrute de refeições saborosas e nutritivas para proporcionar estabilidade emocional. Experimente novas receitas e não se esqueça de manter-se hidratado(a), ao longo do dia. 

  

4 - Conexão espiritual e bem-estar mental: 

  • Reservar um tempo para meditar, conectar-se com a natureza e praticar a espiritualidade pode fazer toda a diferença na prevenção de problemas mentais. Estas práticas oferecem um refúgio de tranquilidade, em meio à agitação diária. 

  

5 - Participe das palestras do 'Janeiro Branco': 

  • O evento "Janeiro Branco", organizado pela Divisão de Saúde da UFU, apresenta palestras e atividades que visam conscientizar sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Com especialistas compartilhando conhecimentos sobre autocuidado e experiências, é uma oportunidade única para promover a conscientização. 

 

Mas o que é o "Janeiro Branco"?!

É uma campanha pela saúde mental. Instituída em 2014, ela busca sensibilizar e valorizar questões relacionadas à saúde mental e emocional. Na edição de 2024, o tema da campanha em nossa universidade será "Saúde mental enquanto ainda há tempo. O que fazer agora?", visando destacar a urgência do autocuidado e convidando todos a refletirem sobre a importância de priorizar a saúde mental neste momento. 

  

Cronograma:  

Patos de Minas - 18 de janeiro (quinta-feira), às 14 horas, no Auditório Pavonianos

  • "Felicidade sintética: o papel das drogas na saúde mental do universitário", com Polyana Alvarenga Matumoto  

Uberlândia - 19 de janeiro (sexta-feira), às 9 horas, no Auditório 5S - Campus Santa Mônica

  • "Cultivando Resiliência em Tempos de Desafios", com Dr. Leandro Nogueira  

Monte Carmelo - 19 de janeiro (sexta-feira), às 9h30, na Sala 406 do Bloco B

  • "Tempo: Compositor de destinos, maestro da felicidade ", com Polyana Alvarenga Matumoto  

Ituiutaba - 26 de janeiro (sexta-feira), às 9 horas, no Anfiteatro 1

  • "Cultivando Resiliência em Tempos de Desafios", com Dr.  Leandro Nogueira  

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: saúde mental Proae UFU Diesu UFU janeiro branco

A11y