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Podcast

Genialidade em foco: explorando o mundo das pessoas superdotadas

Episódio #113 do podcast ‘Ciência ao Pé do Ouvido’ discute o que são pessoas com altas habilidades

Publicado em 28/05/2024 às 10:00 - Atualizado em 05/06/2024 às 08:48

Arte: Maria Clara de Medeiros

Para muitas pessoas, dominar disciplinas como Matemática, Português e Biologia pode ser desafiador. Contudo, para os indivíduos superdotados ou com habilidades excepcionais, essas dificuldades não se aplicam. A Mensa, uma associação que reúne membros com alto quociente de inteligência, estima que essas pessoas correspondam a cerca de 2% da população mundial. No Brasil, existem 3.300 pessoas superdotadas, mas a própria associação sugere que esse número possa ser ainda maior, já que a falta de acesso ao diagnóstico resulta numa subnotificação da quantidade real de superdotados no país.

As características dessas pessoas incluem uma capacidade elevada de aprendizado e compreensão, facilidade em resolver problemas complexos, memória eficiente e abrangente, grande curiosidade e interesse por diversos assuntos, pensamento criativo e original, e habilidade de fazer conexões entre informações de diferentes áreas do conhecimento. Além disso, os superdotados tendem a apresentar um foco intenso em suas áreas de interesse e podem se destacar em atividades acadêmicas, artísticas ou científicas desde a infância.

Na ciência, ainda não há um consenso definido para determinar se um indivíduo possui habilidades intelectuais excepcionais. No entanto, para a maioria dos especialistas, como neurologistas pediátricos e pedagogos, uma pessoa é considerada superdotada quando seus testes de quociente de inteligência apontam para uma pontuação de 115 pontos ou mais. É importante ressaltar que existem vários métodos de diagnóstico e as pontuações entre eles podem variar. Portanto, é necessária uma análise profissional para confirmar a superdotação.

De acordo com o último censo escolar, realizado em 2023, o Brasil tem 38 mil crianças com superdotação. No episódio #113 do podcast "Ciência ao Pé do Ouvido", é discutido como uma educação especializada é essencial para o desenvolvimento profissional e social dessas crianças. Para isso, convidamos a professora Rochele Karine Marques, que atua com ênfase na educação especial na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU). Participa também deste episódio o neurologista infantil Nelson Ferreira Junior, que explicou o que são a superdotação e as altas habilidades.

O episódio está disponível nas principais plataformas de podcast e também no portal Comunica UFU. Para o ouvinte que deseja enviar uma mensagem com perguntas, sugestões de temas ou até mesmo elogios, basta entrar em contato pelo WhatsApp (34) 99948-4655. O "Ciência ao Pé do Ouvido" é produzido pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Dirco/UFU) e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

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Palavras-chave: Divulgação Científica podcast Ciência ao Pé do Ouvido superdotação altas habilidades

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