Letras

UFU sedia evento nacional sobre discurso e Foucault

Pesquisadores refletem sobre formas de controle e vigilância na contemporaneidade

Publicado em 30/08/2024 às 16:40 - Atualizado em 30/08/2024 às 16:47

Foto: A vida e a obra de Michel Foucault. Os Americanos (Reprodução)

Estão abertas as inscrições gratuitas para participação no evento Cartografias do Contemporâneo VII, que ocorrerá entre 27 e 29 de novembro de 2024, presencialmente, no Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O evento é promovido pelo Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos (Ledif), com apoio do Instituto de Letras e Linguística (Ileel) e do  Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL).

Podem participar estudantes de graduação, pós-graduação, professores, técnicos e toda a comunidade externa interessada em estudos sobre discurso e na obra do filósofo francês Michel Foucault (1926-1984). Há duas modalidades de inscrição: com apresentação de comunicação oral, até 16 de setembro, e como ouvinte, até o início do evento.

Com o tema “Nas malhas do poder: Corpos vigilantes e corpos vigiados”, o evento dá início às discussões sobre as ressonâncias da obra “Vigiar e Punir”, de Foucault, na atualidade, após 50 anos de seu lançamento. “O Cartografias deste ano reflete sobre as mais diversas formas de controle e vigilância na contemporaneidade, na educação, na mídia, nas artes. A ideia é compreender como as práticas sociais do dia a dia são permeadas por uma cultura da vigilância, e como a sociedade tem ou não resistido a ela”, afirma o coordenador do evento, professor Vinícius Dorne, do curso de graduação em Jornalismo e do PPGEL.

Esta é a sétima edição do evento, resultado de um projeto que congrega grupos de pesquisa de diversas instituições brasileiras, mais particularmente grupos que se dedicam aos Estudos Discursivos Foucaultianos. Estarão na UFU pesquisadores como Amanda Braga, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Kátia Menezes de Sousa, da Universidade Federal de Goiás (UFG); Pedro Navarro, da Universidade Estadual de Maringá (UEM); Vanice Sargentini, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e outros importantes nomes da área.

De acordo com o professor Cleudemar Fernandes, do Ileel e coordenador do Ledif, a finalidade do Cartografias do Contemporâneo é promover estudos sobre o pensamento de Foucault e analisar discursos produzidos sobre as principais problemáticas sociais de nossos dias. “O discurso, tomado como objeto de análise, é aquilo que é produzido por meio de palavras e/ou imagens, circula socialmente, e, entre outros aspectos, reflete as verdades de grupos de sujeitos e coloca em pauta as relações e as disputas de poder”, explica Fernandes.

Confira todos os detalhes sobre a programação, as inscrições, o envio de trabalhos, a localização e mais informações no site https://eventos.ufu.br/cartografias7 e no Instagram @ledif.ufu

Cartaz Cartografias

Palavras-chave: Michel Foucault discurso Letras