Pular para o conteúdo principal
Reitoria

Oito anos de gestão na UFU: avanços, desafios e impacto social

Elaborado pelas equipes capitaneadas por Valder Steffen Junior, 'Relatório de Gestão 2017-2024' destaca desenvolvimento institucional, superação de adversidades e planos para o futuro

Publicado em 07/01/2025 às 08:39 - Atualizado em 21/01/2025 às 12:17

Arte: Divisão de Design e Publicidade da Diretoria de Comunicação Social da UFU

 

O que acontece quando uma universidade enfrenta cortes orçamentários, ataques à ciência e uma pandemia global? Como uma instituição pública pode continuar crescendo, inovando e ampliando seu impacto na sociedade? Estas perguntas encontram respostas no "Relatório de Gestão 2017-2024", apresentado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O documento reúne os marcos de uma administração que transformou desafios em conquistas e reafirmou o compromisso da instituição com a educação pública, gratuita e de qualidade.

“É momento de prestar contas à comunidade universitária e à sociedade, tendo como referência aos compromissos afirmados nas cartas-programa durante as eleições para reitor e vice-reitor, e de olhar um pouco para trás e trazer à memória o que foram estes oito anos de gestão à frente da UFU”, afirmou o professor Carlos Henrique Martins da Silva, atual vice-reitor da UFU (2021-2024) e o reitor em exercício no momento da finalização do documento - cuja íntegra pode ser acessada, abaixo

A UFU encerra um ciclo de oito anos sob a liderança de Valder Steffen Junior. como reitor, com os vice-reitores Orlando César Mantese (2017-2020) e Carlos Henrique Martins da Silva (2021-2024). Eles tiveram papel fundamental na superação de adversidades, incluindo dificuldades financeiras, paralisações de obras e os impactos devastadores da pandemia da covid-19.





Dentre os desafios enfrentados, a gestão precisou lidar com restrições orçamentárias que comprometeram o andamento de projetos e com ataques à ciência e à democracia, que afetaram a autonomia universitária. 

A pandemia, por sua vez, obrigou a UFU a suspender atividades presenciais, mas a universidade rapidamente adaptou-se, implementando o ensino remoto e mantendo pesquisas e serviços essenciais, como os realizados no Hospital de Clínicas.

 

Conquistas

Apesar dos desafios, a gestão obteve avanços significativos que transformaram a universidade e a fortaleceram como um patrimônio público:

Lula e ministros na UFU
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cerimônia de entrega das obras de ampliação do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no Campus Umuarama. (Foto: Ricardo Stuckert / PR)
 
Futuro promissor

“Estamos encerrando estes oito anos com o sentimento de dever cumprido e com a certeza de que a UFU – universidade federal, pública, gratuita, democrática, de qualidade, com referência social e laica – haverá de continuar vencendo, enquanto relevante patrimônio do povo deste país, crescendo sempre e conquistando a cada dia sua vocação e seu merecido espaço na sociedade”, ressaltou Valder Steffen Junior.

Ao olhar para o futuro, o Relatório de Gestão 2017-2024 não é apenas um balanço de realizações, mas também uma inspiração para que a UFU continue crescendo, superando desafios e ampliando seu impacto positivo na sociedade brasileira.

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: Relatório de Gestão Valder Steffen Júnior Carlos Henrique Martins da Silva Orlando Mantese Reitoria

A11y