Pular para o conteúdo principal
Destaques

Cursos e livro sobre divulgação científica estão na Coluna de Ciência de maio

Licença Maternidade no Lattes e webinar sobre popularização da ciência são outros temas abordados

Publicado em 05/05/2021 às 15:09 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:51

 

Curso

No dia 27 de maio, quinta-feira, será realizado o 9º Fala Ciência — curso on-line destinado a cientistas, jornalistas, professores, divulgadores e interessados na comunicação pública da ciência. O evento é promovido pela Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC), da qual a UFU faz parte desde 2016.

O evento terá palestras e debates e acontece das 9h às 17h. As inscrições são gratuitas e pelo link: http://bit.ly/falaciencia. Haverá emissão de certificado para os inscritos. Uma playlist com todas as palestras do ano passado e outros eventos organizados pela RMCC estão disponíveis no YouTube.

 

Livro

Já está disponível para download o livro “Pesquisa em divulgação científica - Textos escolhidos”. Ele reúne alguns dos artigos fundamentais para quem faz ou deseja fazer pesquisa em divulgação científica – ou quer refletir sobre a área.

A obra é editada por Luisa Massarani e Ildeu de Castro Moreira. São seis capítulos de autores estrangeiros (Dominique Brossard, Bruce V. Lewenstein, Steven Epstein e David Dickson) e brasileiros (Luisa Massarani, Ildeu de Castro Moreira, Jessica Norberto Rocha, Willian Vieira de Abreu, Luiz Gustavo Barcellos Inacio e Aline Oliveira Molenzani).

 

Popularização da Ciência

No dia 18 de maio será realizado o webinar “Popularização da Ciência: Porque quem ganha é a Sociedade!”, com o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira.

O objetivo é debater a realidade, perspectivas e a importância do acesso ao conhecimento científico e tecnológico pela sociedade brasileira. A moderação será feita por Salomão de Sousa Medeiros, do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

 

Licença-maternidade

Desde o dia 15 de abril já é possível registrar períodos de licença-maternidade no Currículo Lattes, administrado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A mudança atende a demandas de representantes da comunidade científica e de instituições parceiras do CNPq, sobretudo do Movimento Parent in Science, coordenado pela pesquisadora Fernanda Staniscuaski, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

 

Mídias sociais

O livro deve ser lançado entre setembro e dezembro de 2021 (arte: Viviane Aiko)

Está aberta a Chamada de Capítulos do livro “Mídias sociais no contexto da Comunicação e da Informação”, com previsão de lançamento entre setembro e dezembro de 2021.

Como as áreas de Comunicação e Informação têm contribuído e inovado no uso dessas mídias? Com a publicação, os organizadores pretendem contribuir com os esforços científicos em relatar, analisar e compreender os impactos, os avanços e as inovações dos/nos usos das mídias sociais nessas áreas.

Os organizadores são: Angela Maria Grossi, jornalista, pesquisadora e professora dos Programas de Pós-graduação em Mídia e Tecnologia, nível de doutorado, e Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (Unesp); Maira Nani França, bibliotecária da UFU e pesquisadora na área de Informação e Tecnologia vinculada ao Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia, Educação e Criatividade (Lecotec) da Unesp e ao Grupo de Pesquisa Saberes e Fazeres em Informação e Conhecimento da Universidade Federal da Bahia (Geinfo/UFBA); Mirna Tonus, jornalista, pesquisadora e professora do Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação da UFU; e David Vernon Vieira, membro do Curso de Biblioteconomia, do Programa de Pós-graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails maira@ufu.br ou mirnatonus@gmail.com.

 

Jornalismo científico

Ficam abertas, até o dia 14 de maio, as inscrições para curso gratuito de especialização em Jornalismo Científico, oferecido pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Universidade de Campinas (Labjor/Unicamp). O início está previsto para agosto. A duração é de três semestres (às segundas-feiras). São oferecidas 40 vagas.

O objetivo do curso é capacitar jornalistas e cientistas para a divulgação científica, com a intenção de tornar público o debate sobre ciência e tecnologia e reduzir a distância entre o conhecimento científico e o cotidiano das pessoas.

 

Divulgação científica

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está oferecendo vagas em seis disciplinas das Formações Transversais: Produção e Apresentação do Trabalho Científico, História da Ciência e da Difusão da Cultura Científica, Comunicação da Ciência em Museus, Laboratório de Comunicação Científica B: Divulgação da Ciência na Wikipédia, Tópicos em Divulgação Científica B: Filosofia da Tecnologia e Tópicos em Comunicação da Ciência A: Feminismo, Gênero e Ciência.

O requerimento de matrícula na disciplina isolada pela comunidade externa à UFMG pode ser feito até o dia 20 de maio.

 

Iniciação Científica Voluntária

Conforme comunicado da Diretoria de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPP/UFU), o prazo para registro de Projeto de Pesquisa de Iniciação Científica Voluntária (Pivic) termina no dia 21 de maio.

 

Bolsas Fapemig

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) reativou as cotas de bolsas de pós-graduação que estavam temporariamente suspensas. Entre mestrado e doutorado são cerca de 180 bolsas.Com a reativação, os cursos poderão substituir e indicar, via sistema Everest, bolsistas para as vagas que estavam congeladas desde 2019.

 

Mestres da Ciência

Associação Brasileira de Incentivo à Ciência (ABRIC) está com processo seletivo aberto para professores, graduandos e pós-graduandos atuarem, de forma voluntária, no programa Mestres da Ciência.Nesse programa, os voluntários fazem a capacitação científica de professores em âmbito regional e nacional, no desenvolvimento de projetos científicos voltados à propagação de ciência na educação. O objetivo é auxiliar alunos e professores que estejam desenvolvendo projetos de pesquisas. Mais informações: mestresdaciencia@abric.ong.br.

 

Ciência ao Pé do Ouvido

Para saber mais, entre em contato com a equipe, siga o podcast no Twitter e o no TikTok (arte: Viviane Aiko)

Não perca o Ciência ao Pé do Ouvido, podcast mensal de divulgação científica da UFU. A edição de maio discute os tipos de inteligência. O episódio problematiza a teoria das inteligências múltiplas, a importância do desenvolvimento humano e os processos de aprendizagem. Ouça gratuitamente no Anchor, no Spotify ou em outras plataformas de podcast.

 

Jornalismo científico

Confira as matérias da editoria de Ciência do Portal Comunica publicadas em abril:

Depois de mais de um ano de pandemia, entenda por que as máscaras continuam tão importantes

Incêndio em hospitais: como a realidade virtual pode auxiliar em treinamento de emergências do mundo real

V Marcha pela Ciência em Minas Gerais

Corpo humano pode ser explorado em plataforma on-line criada pela UFU

Cientista da Química estuda aplicação de nanocompósitos na área de energia e como sensores

Pesquisa analisa mudanças na estrutura da vegetação da Reserva do Panga

Professora da Física pesquisa corantes naturais que podem ter uso médico e ambiental

Pesquisa da UFU estuda assimetria e transmissão de risco de preços no mercado de bovinos de corte de países do Mercosul

UFU vai ampliar número de testagens de Covid-19 em Patos de Minas

Biólogo que estuda gramíneas está entre novos bolsistas Produtividade da UFU

Alunos da UFU constroem primeira motocicleta elétrica de competição no Brasil

Físico da UFU investiga doses de radiação recebidas em procedimentos médicos

Professor de Artes Cênicas da UFU é um dos novos bolsistas Produtividade em Pesquisa do CNPq

UFU está desenvolvendo biossensores para detectar tuberculose, hanseníase, infarto e Covid-19

Pesquisador da UFU é homenageado com nome em parasito recém-descoberto

Professor da UFU é indicado como vice-presidente de comitê internacional

Rede de Divulgadores da Ciência da UFU faz sua primeira reunião

Pesquisadora estuda semicondutores para desenvolver materiais com novas funcionalidades

Cientista da UFU coordena estudo sobre primeira espécie de aranha com cuidado paternal

Grupo da UFU convida voluntários para participar de pesquisa sobre temperamento e redes sociais

Pesquisa auxilia professores no ensino de estudantes com Transtorno do Espectro Autista 

 

Leia Cientistas

O Leia Cientistas é coordenado pela Divisão de Divulgação Científica da Diretoria de Comunicação Social (Arte: Viviane Aiko)

Lançada em 18 de março de 2020, a seção "Leia Cientistas", do portal Comunica UFU, já publicou 60 textos de divulgação científica, escritos pelos próprios pesquisadores da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e a chamada para novas publicações permanece aberta.

"Leia Cientistas" é um convite à sociedade para acessar o conhecimento científico direto da fonte e uma proposta aos pesquisadores da UFU para fazerem divulgação científica por meio dos canais de comunicação pública. Veja os textos que foram publicados em abril:

UFU desenvolve equipamento para uso nas redes de distribuição de energia elétrica com o objetivo de salvar vidas

Visão infravermelha: enxergando o invisível

Mastectomia afeta a sexualidade e imagem corporal de mulheres com câncer de mama

O que nos resta da Bildung neo-humanista? 

 

Imprensa

Confira algumas pesquisas e pesquisadores da UFU que foram destaque nos veículos de imprensa no mês de abril:

Pesquisa da UFU ajuda a traçar perfil de contaminação por Covid em Ituiutaba (reprodução/TV Integração)

 

MG1

Covid-19: pesquisa visa identificar perfil de contaminados pela doença em Ituiutaba

 

Agência EFE

El aborto legal por telemedicina se abre paso en Brasil impulsado por la covid

 

JORNAL O TEMPO

Lidar com críticas é um desafio que, superado, traz o crescimento pessoal

 

G1

Preço do combustível impulsiona inflação pelo segundo mês seguido em Uberlândia e fica em 0,70% em março

UFU desenvolve teste rápido através de smartphones para detectar tuberculose, hanseníase, infarto e Covid-19

Tocantins realiza primeira reconstrução de face em 3D com uso de ossada

 

R7

Pesquisadores do IFPB e UFU estão desenvolvendo biossensores para o diagnóstico de Covid-19

 

DIÁRIO DE UBERL NDIA

Inflação de março em Uberlândia foi de 0,70%

Desigualdades educacional e social podem afetar futuro de estudantes da rede pública

Pesquisadores da UFU desenvolvem biossensores capazes de identificar várias doenças como Covid-19 e tuberculose

 

PATOS NOTÍCIAS

UFU vai ampliar a testagem no Campus Patos de Minas

Alunos da UFU constroem primeira motocicleta elétrica no Brasil

 

CAPRICHO

Serviço de aborto legal por telemedicina é criado no Brasil: “100% eficaz”

 

TECMUNDO

Estudantes criam 1ª moto elétrica de corrida do Brasil

 

BOL

Mudança no cálculo de exportações e importações é boa e elimina distorções

 

UOL

Médica de MG cria primeiro serviço de aborto legal por telemedicina do país

 

PATROCÍNIO ONLINE

Patrocinense lança livro sobre políticas públicas educacionais

Palavras-chave: coluna Ciência Divulgação Científica maio

A11y